Luiz Alexandre Souza Ventura
28 de setembro de 2020 | 10h23
Ouça essa reportagem com Audima no player acima, acione a tradução do texto em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.
Descrição da imagem #pracegover: Logotipo do Movimento Articulação Nacional pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, com fundo branco, composto pelo contorno em preto do mapa do Brasil no lado esquerdo. Dentro do mapa, o símbolo de acessibilidade universal da ONU que tem o desenho estilizado de uma pessoa em preto com a cabeça, mãos e pés azuis dentro de um círculo. Os braços e as pernas estão abertos, pés e mãos tocam nas bordas do círculo. O título do movimento está à direita em azul e preto. Crédito: Reprodução.
Um movimento de articulação nacional formado por mais de 30 instituições públicas e privadas, além de ao menos 100 pessoas que atuam no setor, publicou um manifesto pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.
Na publicação, o movimento pede monitoramento da implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil, promoção e regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015), defesa da Lei de Cotas (n° 8.213/1991), ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a implementação da avaliação biopsicossocial da deficiência, que está prevista na LBI, além da redução dos riscos da pandemia sobre a população com deficiência.
“O movimento tem como objetivo colocar definitivamente as pessoas com deficiência como prioritárias na agenda política nacional”, diz o manifesto.
“Neste momento de pandemia, de crise, quando direitos duramente conquistados nas últimas décadas estão sofrendo ameaças de retrocesso, estamos juntos para protegê-los, valorizá-los e divulgá-los, no sentido de garantir uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com deficiência”, destaca a publicação.
Quem quisar saber mais sobre o movimento e também fazer parte da articulação pode entrar em contato pelo email cid@torquato.org.
REPORTAGEM COMPLETA EM LIBRAS (EM GRAVAÇÃO)
Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais gravada pelo intérprete e tradutor Gabriel Finamore.
Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande ‘VENCER LIMITES’ para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.
blogVencerLimites@gmail.com
Facebook.com/VencerLimites
Twitter.com/VencerLimitesBR
Instagram.com/blogVencerLimites
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.