Autoescola para surdos em Libras

Autoescola para surdos em Libras

Projeto criado em Campo Grande (MS) oferece aulas na Língua Brasileira de Sinais, inclusive para crianças. Conteúdo online e gratuito está publicado em vídeos, com Libras, e em textos traduzidos pelo aplicativo Hand Talk. Nesta quarta-feira, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo.

Luiz Alexandre Souza Ventura

26 Setembro 2018 | 11h51

IMAGEM 01: Projeto criado em Campo Grande (MS) oferece aulas na Língua Brasileira de Sinais, inclusive para crianças. Conteúdo online e gratuito está publicado em vídeos, com Libras, e em textos traduzidos pelo aplicativo Hand Talk. Nesta quarta-feira, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo. Descrição #pracegover: Imagem de um notebook com a tela inicial do site da empresa TransTec e a janela do aplicativo Hand Talk aberto. No lado esquerdo, a figura do Hugo (avatar do aplicativo) fazendo o sinal positivo com a mão direita e piscando, envolto na frase 'site amigo do surdo - acessível em Libras'. No alto, do lado direito, a hashtag #TrânsitoParaTodos. Crédito: Divulgação.

IMAGEM 01: Projeto criado em Campo Grande (MS) oferece aulas na Língua Brasileira de Sinais, inclusive para crianças. Conteúdo online e gratuito está publicado em vídeos, com Libras, e em textos traduzidos pelo aplicativo Hand Talk. Nesta quarta-feira, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo. Descrição #pracegover: Imagem de um notebook com a tela inicial do site da empresa TransTec e a janela do aplicativo Hand Talk aberto. No lado esquerdo, a figura do Hugo (avatar do aplicativo) fazendo o sinal positivo com a mão direita e piscando, envolto na frase ‘site amigo do surdo – acessível em Libras’. No alto, do lado direito, a hashtag #TrânsitoParaTodos. Crédito: Divulgação.


A oferta de recursos de acessibilidade para quem é surdo ou tem alguma deficiência auditiva severa costuma ser esquecida, ou até ignorada, em muito setores básicos. É uma afronta à cidadania dessa população que, no Brasil, reúne aproximadamente de 2,1 milhões de cidadãos, segundo o IBGE.

Um dos setores mais procurados pelas pessoas com deficiência, por oferecer alternativas ao transporte público de baixa qualidade no País, é o automotivo. As isenções de impostos estaduais e federais para compra de carro novo permitem a aquisição de um veículo moderno por valor mais baixo, assegurando assim o direito de ir e vir ao cidadão com deficiência.

Nesta quarta-feira, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo. No que diz respeito à pessoas com deficiências auditivas, há benefícios previstos em lei ainda não garantidos. Essa, aliás, é uma luta constante da comunidade surda.

Há, no entanto, iniciativas que promovem a inclusão do cidadão surdo ou com deficiência auditiva severa, possibilitando a essas pessoas, entre outros direitos, a conquista na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Um exemplo está em Campo Grande (MS).



O projeto ‘Educação de Trânsito para Surdos’, criado pelo empresário Jairo Ricci, dono da TransTec, oferece conteúdo específico e gratuito em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O material está publicado em vídeos, com participação de um intérprete, em também em textos, que podem ser traduzidos com o aplicativo Hand Talk, instalado no site (é a mesma ferramenta usada pelo blog Vencer Limites).

“A meta é ajudar a reduzir a distância entre a educação de trânsito e os cidadãos brasileiros. Nosso portal foi pensado e desenvolvido para auxiliar pessoas que têm deficiências auditivas, com textos, vídeoaulas e simulados para esclarecer dúvidas sobre o processo de habilitação”, afirma Ricci.

A empresa nasceu em 1998 e, atualmente, com a ampliação das exigências para os Centros de Formação de Condutores (CFCs), ampliou seu material didático, e o acervo de manuais, levando seus recursos de acessibilidade para empresas, transportadoras e escolas. Oferece ainda conteúdos para ciclistas e pedestres.

Destaque especial para as aulas de trânsito em Libras voltadas às crianças, com explicações sobre conceitos e sinalização.

A sede da empresa está na Rua 15 de Novembro, nº 567, no Centro de Campo Grande (MS). Contatos pelo telefone 0800 602 2001 ou no email contato@portaltranstec.com.br.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase 'VencerLimites' pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube