Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Banco do Brasil e a exclusão de pessoas com deficiência

Elevador instalado em 2014 em uma agência de Santos (SP) começou a funcionar em agosto deste ano, apresentou problemas um mês depois e só voltou a operar normalmente hoje. Quem usa cadeira de rodas ou não consegue subir escadas ficou impedido de entrar no local.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Imagem: Reprodução/Google Maps  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

----------Atualizado às 21h20 - A entrada da agência 6820 do Banco do Brasil, em Santos, litoral sul de São Paulo, é um exemplo de exclusão. Desde o ano passado, quando a rampa que havia no local foi substituída por um elevador, clientes que usam cadeira de rodas, ou não conseguem subir as escadas, são constantemente impedidos de entrar no prédio, a não ser que sejam carregados por outras pessoas. Isso porque o elevador, instalado em 2014, começou a funcionar somente no último dia 5 de agosto, mas apresentou problemas mecânicos nesta semana, especificamente na quarta-feira, 16, e só voltou a operar normalmente hoje.

"É uma falta de respeito. Minha mãe tem conta naquela agência. Ela tem 74 anos e usa a cadeira de rodas. Moramos perto do banco, mas somos obrigadas e ir até outro, bem mais longe, para ela poder entrar", diz a professora Mirella Scomparim, que já havia denunciado a demora na instalação do equipamento. "Levou mais de um ano para ficar pronto e mais oito meses para começar a funcionar. E, quando precisamos ir ao banco, estava parado". Mirella e sua mãe, a professora aposentada Amiris Scomparin, já estão acostumadas a enfrentar as dificuldades da falta de acessibilidade. Em um dos casos, ela usou o Facebook para reclamar sobre o estado de conservação de uma passarela, também em Santos.

O blog Vencer Limites entrou em contato com o Banco do Brasil na última segunda-feira, 14, e pediu explicações. Em e-mail enviado na noite desta sexta-feira, 18, o banco informa que "a plataforma teve seu funcionamento iniciado em 05 de agosto deste ano, após expedição de alvará pela Prefeitura, e permaneceu em funcionamento até a última quarta-feira, dia 16, quando apresentou problemas técnicos, solucionados no dia de hoje", diz a nota. "O Banco do Brasil lamenta quaisquer transtornos que tenham sido causados a seus clientes e informa que todas as suas agências no País possuem acesso a pessoas com deficiência", completa a nota.

Se você é cliente do Banco do Brasil e enfrenta problemas de acessibilidade em alguma agência, entre em contato conosco pelo e-mail blogvencerlimites@gmail.com.

Publicidade

 

A Prefeitura de Santos afirma que o elevador instalado está licenciado, mas a empresa responsável pela manutenção informou oficialmente que não é mais contratada/responsável pela manutenção. De acordo com a administração municipal, o Banco do Brasil foi intimado a apresentar nova empresa de manutenção para que o elevador possa funcionar legalmente.

"O banco ainda tem 15 dias para regularizar a situação. Caso contrário, será multado em cerca de R$ 200,00, de acordo com o artigo 63 da Lei Municipal 84/93. É importante esclarecer que a Lei Complementar nº 333, de 1999, dispõe sobre a instalação, conservação e funcionamento de elevadores. Quando da instalação a Prefeitura emite, após vistoria, um certificado de funcionamento. A partir daí, uma empresa contratada pelo proprietário do imóvel e cadastrada na Prefeitura é responsável pela manutenção do equipamento. Trimestralmente a empresa deve emitir um laudo e entregar na Prefeitura, especificando as condições do elevador, e se é necessária a troca de peças. No caso de troca de peças, a Prefeitura exige que o serviço seja efetuado o mais rápido possível", conclui a Prefeitura santista.

----------

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.