Brasileiro ganha prêmio internacional por aplicativo para pessoas com deficiência auditiva

Brasileiro ganha prêmio internacional por aplicativo para pessoas com deficiência auditiva

Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação 'Ideas For Ears' foi entregue na Áustria.

Luiz Alexandre Souza Ventura

27 de abril de 2018 | 10h29

IMAGEM 01: Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação 'Ideas For Ears' foi entregue na Áustria. DESCRIÇÃO PARA CEGO VER: Menino aponta para panfleto que destaca sua vitória no prêmio. Ele tem cabelo pretos e curtos, veste uma camisa azul com listras brancas nas mangas. Ao fundo da foto, rochas e o mar. Ao lado, escrito em inglês: 'Alexandre, de Florianópolis, Brasil. Invenção: aplicação que melhora a vida de usuários MED-EL. Crédito da foto: Reprodução

IMAGEM 01: Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação ‘Ideas For Ears’ foi entregue na Áustria. DESCRIÇÃO PARA CEGO VER: Menino aponta para panfleto que destaca sua vitória no prêmio. Ele tem cabelo pretos e curtos, veste uma camisa azul com listras brancas nas mangas. Ao fundo da foto, rochas e o mar. Ao lado, escrito em inglês: ‘Alexandre, de Florianópolis, Brasil. Invenção: aplicação que melhora a vida de usuários MED-EL. Crédito da foto: Reprodução


Francisco Alexandre Fernandes Batalha, morador de Florianópolis (SC), nasceu com deficiência auditiva severa, diagnosticada quando ele tinha 15 dias de vida, e recebeu implantes cocleares nos dois ouvidos ainda pequeno.

Atualmente, com 12 anos, o garoto frequenta escola regular e tem a vida habitual para uma criança de sua idade, exceto pelo fato de ter sido um dos vencedores do prêmio para jovens inventores ‘Ideas For Ears’, organizado pela MED-EL, empresa multinacional especializada em soluções auditivas implantáveis. A cerimônia de entrega ocorreu no começo deste mês em Innsbruck, na Áustria.

Incomodado com os ruídos que costumam acompanhar quem usa dispositivos auditivos, o menino desenvolveu um aplicativo que controla o vibrante do aparelho e regula essa interferência sonora. A solução ainda não está disponível para download.



SAIBA MAIS – A competição ‘Ideas For Ears’ convida crianças de 6 a 11 anos de idade de diversos países apresentar sua invenção criada para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com perda auditiva.

O desafio, segundo os organizadores, celebra a criatividade das crianças e busca melhorar a compreensão das barreiras associadas à perda auditiva e à surdez, além de destacar benefícios do tratamento.

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase ‘VencerLimitesWhatsApp’


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube


Tendências: