Brasileiro ganha prêmio internacional por aplicativo para pessoas com deficiência auditiva

Brasileiro ganha prêmio internacional por aplicativo para pessoas com deficiência auditiva

Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação 'Ideas For Ears' foi entregue na Áustria.

Luiz Alexandre Souza Ventura

27 Abril 2018 | 10h29

IMAGEM 01: Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação 'Ideas For Ears' foi entregue na Áustria. DESCRIÇÃO PARA CEGO VER: Menino aponta para panfleto que destaca sua vitória no prêmio. Ele tem cabelo pretos e curtos, veste uma camisa azul com listras brancas nas mangas. Ao fundo da foto, rochas e o mar. Ao lado, escrito em inglês: 'Alexandre, de Florianópolis, Brasil. Invenção: aplicação que melhora a vida de usuários MED-EL. Crédito da foto: Reprodução

IMAGEM 01: Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação ‘Ideas For Ears’ foi entregue na Áustria. DESCRIÇÃO PARA CEGO VER: Menino aponta para panfleto que destaca sua vitória no prêmio. Ele tem cabelo pretos e curtos, veste uma camisa azul com listras brancas nas mangas. Ao fundo da foto, rochas e o mar. Ao lado, escrito em inglês: ‘Alexandre, de Florianópolis, Brasil. Invenção: aplicação que melhora a vida de usuários MED-EL. Crédito da foto: Reprodução


Francisco Alexandre Fernandes Batalha, morador de Florianópolis (SC), nasceu com deficiência auditiva severa, diagnosticada quando ele tinha 15 dias de vida, e recebeu implantes cocleares nos dois ouvidos ainda pequeno.

Atualmente, com 12 anos, o garoto frequenta escola regular e tem a vida habitual para uma criança de sua idade, exceto pelo fato de ter sido um dos vencedores do prêmio para jovens inventores ‘Ideas For Ears’, organizado pela MED-EL, empresa multinacional especializada em soluções auditivas implantáveis. A cerimônia de entrega ocorreu no começo deste mês em Innsbruck, na Áustria.

Incomodado com os ruídos que costumam acompanhar quem usa dispositivos auditivos, o menino desenvolveu um aplicativo que controla o vibrante do aparelho e regula essa interferência sonora. A solução ainda não está disponível para download.



SAIBA MAIS – A competição ‘Ideas For Ears’ convida crianças de 6 a 11 anos de idade de diversos países apresentar sua invenção criada para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com perda auditiva.

O desafio, segundo os organizadores, celebra a criatividade das crianças e busca melhorar a compreensão das barreiras associadas à perda auditiva e à surdez, além de destacar benefícios do tratamento.

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase ‘VencerLimitesWhatsApp’


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube