PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Brasileiro ganha prêmio internacional por aplicativo para pessoas com deficiência auditiva

Inventor tem 12 anos e usa implantes cocleares nos dois ouvidos. Software desenvolvido pelo menino reduz ruídos em aparelhos auditivos. Premiação 'Ideas For Ears' foi entregue na Áustria.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Francisco Alexandre Fernandes Batalha, morador de Florianópolis (SC), nasceu com deficiência auditiva severa, diagnosticada quando ele tinha 15 dias de vida, e recebeu implantes cocleares nos dois ouvidos ainda pequeno.

PUBLICIDADE

Atualmente, com 12 anos, o garoto frequenta escola regular e tem a vida habitual para uma criança de sua idade, exceto pelo fato de ter sido um dos vencedores do prêmio para jovens inventores 'Ideas For Ears', organizado pela MED-EL, empresa multinacional especializada em soluções auditivas implantáveis. A cerimônia de entrega ocorreu no começo deste mês em Innsbruck, na Áustria.

Incomodado com os ruídos que costumam acompanhar quem usa dispositivos auditivos, o menino desenvolveu um aplicativo que controla o vibrante do aparelho e regula essa interferência sonora. A solução ainda não está disponível para download.



SAIBA MAIS - A competição 'Ideas For Ears' convida crianças de 6 a 11 anos de idade de diversos países apresentar sua invenção criada para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com perda auditiva.

Publicidade

O desafio, segundo os organizadores, celebra a criatividade das crianças e busca melhorar a compreensão das barreiras associadas à perda auditiva e à surdez, além de destacar benefícios do tratamento.

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'  Foto: Estadão


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.