Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Cadeira de rodas de Stephen Hawking é leiloada por 340 mil euros

Dinheiro arrecadado, algo em torno de 1,4 milhão de reais, será doado para a Fundação criada pelo físico para dar apoio a pessoas que enfrentam condições neurodegenerativas. Também foi vendida por 671 mil euros uma cópia da tese de doutorado do cientista, que morreu neste ano, no dia 14 de março. "Pense somente no que você pode fazer", disse o professor sobre pessoas e suas deficiências.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Uma cadeira de rodas que pertenceu ao físico Stephen Hawking foi leiloada nesta quinta-feira, 8, e arrematada por 340.790 euros, aproximadamente R$ 1.4 milhão (conversão para a cotação desta sexta-feira, 9). O equipamento de mobilidade não estava acompanhado dos diversos dispositivos eletrônicos usados pelo professor para se movimentar e se comunicar.

PUBLICIDADE

O leilão organizado na internet pela casa britânica Christie's também arrecadou 671.509 euros com a venda de uma cópia da tese de doutorado do físico, que morreu em 14 de março, aos 76 anos.

Todo o dinheiro será doado à 'The Stephen Hawking Foundation', criada pelo professor em outubro de 2015 para dar apoio a pessoas que convivem com condições neurodegenerativas. O cientista tinha Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), diagnosticada quando ele havia completado 21 anos.


/

Publicidade


SAIBA MAIS - Stephen William Hawking nasceu em Oxford (Inglaterra) em 8 de janeiro de 1942, mesmo dia do aniversário de 300 anos da morte de Galileu Galilei. Foi físico teórico e cosmólogo, um dos mais consagrados cientistas de todos os tempos.

Sua vida está narrada no documentário 'A Brief History of Time (1991)', no filme para televisão 'Hawking', lançado pela BBC Two, e no longa metragem de 2014, 'The Theory of Everything' (A Teoria de Tudo), inspirado no livro 'Travelling to Infinity: My Life with Stephen', escrito por Jane Hawking. No filme dirigido por James Marsh, o britânico Eddie Redmayne, que encarna o protagonista, recebeu o Oscar de melhor ator.

Hawking se descrevia como ateu. Em algumas ocasiões, usou a palavra 'Deus' em seus livros e discursos, mas, segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. "O universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis", declarou certa vez o professor.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Publicidade

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.