Cadeira de rodas de Stephen Hawking é leiloada por 340 mil euros

Cadeira de rodas de Stephen Hawking é leiloada por 340 mil euros

Dinheiro arrecadado, algo em torno de 1,4 milhão de reais, será doado para a Fundação criada pelo físico para dar apoio a pessoas que enfrentam condições neurodegenerativas. Também foi vendida por 671 mil euros uma cópia da tese de doutorado do cientista, que morreu neste ano, no dia 14 de março. "Pense somente no que você pode fazer", disse o professor sobre pessoas e suas deficiências.

Luiz Alexandre Souza Ventura

09 Novembro 2018 | 14h33

IMAGEM 01: Dinheiro arrecadado, algo em torno de 1,4 milhão de reais, será doado para a Fundação criada pelo físico para dar apoio a pessoas que enfrentam condições neurodegenerativas. Também foi vendida por 671 mil euros uma cópia da tese de doutorado do professor, que morreu neste ano, no dia 14 de março. Descrição #pracegover: Homem está ao centro de uma sala e segura uma cadeira de rodas com acento e encosto em couro de cor vermelha. Ao redor, fotos e documentos em exposição. Crédito: Picture Alliance / Photoshot / Ray Tang.

IMAGEM 01: Dinheiro arrecadado, algo em torno de 1,4 milhão de reais, será doado para a Fundação criada pelo físico para dar apoio a pessoas que enfrentam condições neurodegenerativas. Também foi vendida por 671 mil euros uma cópia da tese de doutorado do cientista, que morreu neste ano, no dia 14 de março. “Pense somente no que você pode fazer”, disse o professor sobre pessoas e suas deficiências. Descrição #pracegover: Homem está ao centro de uma sala e segura uma cadeira de rodas com acento e encosto em couro de cor vermelha. Ao redor, fotos e documentos em exposição. Crédito: Picture Alliance / Photoshot / Ray Tang.


Uma cadeira de rodas que pertenceu ao físico Stephen Hawking foi leiloada nesta quinta-feira, 8, e arrematada por 340.790 euros, aproximadamente R$ 1.4 milhão (conversão para a cotação desta sexta-feira, 9). O equipamento de mobilidade não estava acompanhado dos diversos dispositivos eletrônicos usados pelo professor para se movimentar e se comunicar.

O leilão organizado na internet pela casa britânica Christie’s também arrecadou 671.509 euros com a venda de uma cópia da tese de doutorado do físico, que morreu em 14 de março, aos 76 anos.

Todo o dinheiro será doado à ‘The Stephen Hawking Foundation’, criada pelo professor em outubro de 2015 para dar apoio a pessoas que convivem com condições neurodegenerativas. O cientista tinha Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), diagnosticada quando ele havia completado 21 anos.



SAIBA MAIS – Stephen William Hawking nasceu em Oxford (Inglaterra) em 8 de janeiro de 1942, mesmo dia do aniversário de 300 anos da morte de Galileu Galilei. Foi físico teórico e cosmólogo, um dos mais consagrados cientistas de todos os tempos.

Sua vida está narrada no documentário ‘A Brief History of Time (1991)’, no filme para televisão ‘Hawking’, lançado pela BBC Two, e no longa metragem de 2014, ‘The Theory of Everything’ (A Teoria de Tudo), inspirado no livro ‘Travelling to Infinity: My Life with Stephen’, escrito por Jane Hawking. No filme dirigido por James Marsh, o britânico Eddie Redmayne, que encarna o protagonista, recebeu o Oscar de melhor ator.

Hawking se descrevia como ateu. Em algumas ocasiões, usou a palavra ‘Deus’ em seus livros e discursos, mas, segundo ele próprio, no sentido metafórico e relativo. “O universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis”, declarou certa vez o professor.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase 'VencerLimites' pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube