PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Campanha pede legendas em lives e vídeos na internet

Iniciativa destaca importância da acessibilidade ampla para surdos, que vai além da tradução em Libras. "A maioria das pessoas não sabe nada sobre a surdez", diz Paula Pfeifer, idealizadora da ação #QueremosLegendas. Artistas como Gilberto Gil, Lulu Santos e Wilson Sideral incluíram o recurso em suas apresentações.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


 


PUBLICIDADE

Uma campanha na internet pede recursos completos de acessibilidade para pessoas com deficiência, especialmente legendas para permitir a inclusão de quem é surdo, em lives e vídeos na internet, formato que tem dominado a rede durante a pandemia de covid-19.

A iniciativa #QueremosLegendas, lançada pela escritora e palestrante Paula Pfeifer, autora de 'Crônicas da Surdez' e líder do projeto 'Surdos que Ouvem', já conseguiu engajar grandes artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Lulu Santos e Wilson Sideral, que legendaram suas apresentações.

"A grande questão pra gente é que a maioria das pessoas não sabe nada sobre surdez, acha que todo surdo usa Libras, é mudo e não entende português escrito", diz Paula.

"Vários artistas colocam apenas intérpretes de Libras nas lives, por causa desse desconhecimento, e acham que estão ajudando todo mundo", afirma a escritora.

Publicidade

/

Obrigação - Incluir interpretação na Língua Brasileira de Sinais - e também audiodescrição, legendas, ferramentas completas de acessibilidade digital, braile e qualquer outro suporte disponível para garantir acesso à população com deficiência - em shows, vídeos, eventos ao vivo, palestras, atendimento presencial e online de qualquer serviço público ou privado, ou até mesmo implementar ferramentas de inteligência artificial que fazem a tradução de textos em websites, são exigências da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015).

Independentemente do recurso ou da deficiência, as portas precisam estar abertas para todos, porque a inclusão não pode ser parcial, incompleta. Dessa forma, legendas nas lives e vídeos é uma oferta básica ao público com deficiência ou não.

Todos os lados - Paula Pfeifer chama atenção para a realidade das pessoas surdas que não têm interesse na comunicação em Libras e lança luz sobre um assunto polêmico.

"A lei (n° 10.436/2002) reconhece legalmente a Libras como meio de comunicação e expressão da comunidade surda, ou seja, reconhece que é um meio legal e legítimo de comunicação, mas não a torna oficial, e ainda determina que a Língua Brasileira de Sinais não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa", comenta Paula.

"O artigo 13 da Constituição Federal, que estabelece a Língua Portuguesa como o idioma oficial da República Federativa do Brasil, não foi alterado e a lei que reconhece a Libras teria que deixar claro que altera tal artigo", destaca a escritora.

Publicidade

"Nosso trabalho é de educação, principalmente. Mas é difícil", completa Paula Pfeifer, que também está conversando com o empresário e youtuber Felipe Neto sobre a inclusão das legendas nas lives do influenciador.



PUBLICIDADE

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:Facebook.com/VencerLimitesTwitter.com/VencerLimitesBR

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.