Campanha pede respeito à diversidade da surdez

Campanha pede respeito à diversidade da surdez

'Setembro em Todos os Tons de Azul' tem participação de várias instituições. Ação quer dar visibilidade a surdos que ouvem, oralizados, se comunicam em Libras e também escrevem e são leitores da língua portuguesa.

Luiz Alexandre Souza Ventura

09 de setembro de 2020 | 13h29



Ouça essa reportagem com Audima no player acima, acione a tradução do texto em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


Descrição da imagem #pracegover: Foto de um smartphone sobre uma mesa de madeira. Na tela do disposto, a arte da campanha ‘Setembro em Todos os Tons de Azul’. Crédito: blog Vencer Limites.


Ampliar o conhecimento da sociedade sobre a diversidade da surdez e a fortalecer o respeito às diferentes manifestações e necessidades desse universo são as metas da campanha ‘Setembro em TODOS os tons de Azul’ (acesse @SetembroEmTodosTonsAzul no Instagram).

A ação tem participação do projeto Crônicas da Surdez + Surdos Que Ouvem – da escritora e palestrante Paula Pfeifer -, do projeto Desculpe, Não Ouvi – da escritora Lak Lobato -, da Associação Nacional de Surdos Oralizados (ANASO), Associação dos Usuários de Implante Coclear do Estado do Pará (ADEIPA), Associação Amazonense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Usuários de Implante Coclear (AMADA) e da Associação de Pais e Amigos de Surdos e Outras Deficiências (APASOD).

“Trata-se de uma campanha por respeito à diversidade da surdez e suas múltiplas formas de comunicação e acessibilidade. Os surdos que ouvem, os surdos oralizados, e os surdos usuários de Libras fazem parte da diversidade da surdez, que é desconhecida pela maioria da população”, diz Paula Pfeifer.

“O senso comum acredita que todo surdo usa Libras, que todo surdo é mudo, que surdo é só quem não ouve nada, mas isso não é verdade”, comenta Paula, que também liderou a iniciativa #QueremosLegendas.

No perfil @cronicasdasurdez no Instagram está liberado um filtro da campanha, que pode ser usado em stories ou fotos para promover a conscientização sobre acessibilidade digital. Também foi criado um GIF ‘Setembro Azul’.



Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais gravada pelo intérprete e tradutor Gabriel Finamore.

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