Cante o samba campeão do Carnaval de São Paulo em Libras

Cante o samba campeão do Carnaval de São Paulo em Libras

Águia de Ouro foi a escola vencedora do grupo especial com o enredo 'O Poder do Saber - Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer'. Acompanhe vídeo legendado com música e letra interpretadas na Língua Brasileira de Sinais. Projeto 'Samba com as Mãos', coordenado pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência, levou acessibilidade aos desfiles e também aos blocos de rua em várias regiões da cidade.

Luiz Alexandre Souza Ventura

25 de fevereiro de 2020 | 17h41


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto da tela de uma TV com imagem da quadra da escola Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo em 2020. Crédito: blog Vencer Limites.


A Águia de Ouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2020. O enredo foi traduzido para a Libras (Língua Brasileira de Sinais), em vídeo legendado, transmitido em tempo real durante o desfile, com audiodescrição.

Os recursos de acessibilidade fazem parte do projeto ‘Samba com as Mãos’, da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).



Letra oficial do samba-enredo da Águia de Ouro.

O PODER DO SABER – SE SABER É PODER… QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER

Águia, em suas asas vou voar
E no caminho da sabedoria
Páginas da história desvendar
Sou eu, no elo perdido um desbravador!
O tempo é o meu senhor
Na busca da evolução…
Criar e superar limites da imaginação
A mente “dominar”
Jamais deixar de acreditar!

Brincar de Deus… recriar a vida
Desafiar, surpreender
Na explosão a dor, uma lição ficou!
Sou aprendiz do Criador

Em cada traço que rabisco no papel
Vou desenhando o meu destino
No horizonte, vejo um novo alvorecer
Ao mestre, meu respeito e carinho
É nova era, o futuro começou
É tempo de paz, resgatar o valor!
Águia… razão do meu viver
Berço que Deus abençoou
Nada se compara a esse amor!

Meu coração é comunidade
Faz o sonho acontecer
Pompeia guerreira, chegou sua hora
Seu manto reluz o poder do saber

Compositores: Marcelo Casa Nossa, Armênio Poesia, Darlan Alves, Fredy Vianna, Xandinho Nocera e Chanel.


Os vídeos do projeto ‘Samba com as Mãos’ foram feitos em parceria com a TV Câmara e todos estão publicados na página do #blogVencerLimites no Facebook (clique aqui).

Além disso, a audiodescrição transmitiu ao vivo pela página da secretaria no Facebook, uma iniciativa que tem grande repercussão, com participação de cegos no Brasil e muitos outros países. E boletins ao vivo em Libras foram publicados nos stories Instagram da SMPED, direto do sambódromo.

“O Carnaval é uma oportunidade para aumentar conscientização e sensibilização da população sobre os direitos das pessoas com deficiência”, diz o secretário Cid Torquato. “A atividade inclusiva é um grande estímulo à participação nas ações da cidade. O resultado das edições anteriores nos incentivou a ampliar o projeto, para atrair mais participantes”.

Neste ano, pela primeira vez, blocos do Carnaval de Rua tiveram participação de intérpretes de Libras. .

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: