Carnaval acessível no Rio de Janeiro

Carnaval acessível no Rio de Janeiro

Prefeitura distribuiu convites para pessoas com deficiência e um acompanhante assistirem aos desfiles, que terão tradução em Libras e audiodescrição. Vídeos legendados mostram os enredos das 14 escolas do grupo especial interpretados na Língua Brasileira de Sinais.

Luiz Alexandre Souza Ventura

23 de fevereiro de 2020 | 10h58


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto aérea da Marquês de Sapucaí, o sambódromo do Rio de Janeiro, no momento do desfile de uma escola. Crédito: Reprodução.


Os desfiles das 14 escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, que começam neste domingo, 23, na Marquês de Sapucaí, terão recursos completos de acessibilidade.

A megaoperação da Prefeitura para o evento inclui a distribuição de 300 convites por dia para pessoas com deficiência, com um acompanhante. Além disso, os desfiles terão interpretação na Língua Brasileira de Sinais e áudiodescrição.

Vídeos legendados dos enredos das 14 escolas do grupo especial apresentados em Libras foram produzidos pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), repetindo a iniciativa dos últimos dois anos.



Vale destacar que a população com deficiência auditiva do Rio de Janeiro pode usar a Central Carioca de Libras, que funciona no Centro Integrado de Assistência à Pessoa com Deficiência – CIAD Mestre Candeia, equipamento da Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer, para acessar serviços públicos municipais.

Intérpretes fazem a mediação para garantir comunicação em atendimentos internos da SMDT e também em atividades externas de ordens jurídicas, trabalhistas, médicas, de outras secretarias e parceiros, além de estar disponível para cobertura de eventos de todos os órgãos da cidade.

O CIAD Mestre Candeia tem esse nome em homenagem ao sambista, cantor e compositor portelense que ficou paraplégico após ser atingido por um tiro nas costas.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube