Cid Torquato assume presidência do ICOM Libras

Cid Torquato assume presidência do ICOM Libras

Plataforma traduz conversas em tempo real para surdos que preferem se comunicar na Língua Brasileira de Sinais. Serviço voltado a empresas, órgãos públicos e pessoas físicas foi criado em 2014 por metroviários de São Paulo.

Luiz Alexandre Souza Ventura

11 de fevereiro de 2021 | 08h53

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


Foto de Cid Torquato, homem branco, de 57 anos, calvo, com cabelos curtos, grisalhos e barba cerrada. Está sentado em uma cadeira de rodas, veste camisa azul clara de mangas compridas, sorri e olha para a câmera. O registro foi feito na cobertura de um prédio em São Paulo. O local é aberto, com um jardim. Ao fundo, outros prédios. Crédito: Reprodução.

Descrição da imagem #pracegover: Foto de Cid Torquato, homem branco, de 57 anos, calvo, com cabelos curtos, grisalhos e barba cerrada. Está sentado em uma cadeira de rodas, veste camisa azul clara de mangas compridas, sorri e olha para a câmera. O registro foi feito na cobertura de um prédio em São Paulo. O local é aberto, com um jardim. Ao fundo, outros prédios. Crédito: Reprodução.


O advogado Cid Torquato, ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e ex-secretário adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP, é o novo presidente do ICOM Libras, serviço online de comunicação entre pessoas ouvintes e surdos que usam a Língua Brasileira de Sinais.

A plataforma traduz conversas em tempo real para corporações, órgãos públicos e pessoas físicas. Foi criada em 2014 pela AME, associação de metroviários de São Paulo dedicada à inclusão de pessoas com deficiência

Torquato vai comandar o processo para tornar o ICOM Libras uma empresa independente. O novo presidente quer multiplicar o número de conversas mediadas – com média atual de 5 mil horas por mês- e dobrar o faturamento da plataforma até o fim do ano.
 
“Empresas públicas e privadas, e órgãos governamentais, precisam ser fluentes em Libras para garantir atendimento a pessoas surdas em seu idioma preferencial”, diz o presidente do ICOM Libras.
 
Cid Torquato é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi executivo da Lowe & Partners América Latina e StarMedia Networks, assessor em governo eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.

É fundador da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, membro do World Summit Award, principal premiação global de conteúdo digital, integra o Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e também é coordenador do Movimento Acessibilidade Digital e Internet Segura da Camara-e.net (MAIS+).

Autor de livros sobre economia digital e comércio eletrônico, escreveu ‘Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência’ após ficar tetraplégico, em 2007.

Em artigo exclusivo para o #blogVencerLimites, publicado no mês passado, Cid Torquato fez uma avaliação de sua atuação da secretaria municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, declarou que deixava o cargo convicto do dever cumprido e de ter elevado a percepção de relevância da pasta dentro e fora da Prefeitura e do município, tornando-a referência nacional e internacional. “E, agora, que venha o futuro e seus desafios. Estou ainda mais pronto”, disse.



Vídeo produzido por Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais pela tradutora e intérprete Milena Silva.

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.