CNA lança guia para inclusão de alunos com deficiência

CNA lança guia para inclusão de alunos com deficiência

Publicação gratuita está disponível para download no #blogVencerLimites. Meta da escola de idiomas é promover a reflexão sobre a importância da educação inclusiva. Conteúdo tem orientações para atendimento a estudantes com autismo, síndrome de Down, dislexia, déficit de atenção, hiperatividade e outras condições que podem gerar dificuldades de aprendizado.

Luiz Alexandre Souza Ventura

25 de junho de 2019 | 12h39


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Capa do Guia CNA. Detalhes estão no arquivo PDF disponível para download abaixo. Crédito: Reprodução.


A escola de idiomas CNA lançou um guia para orientar professores no atendimento a estudantes com deficiência. De acordo com a instituição, a meta do ‘Guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais’ é “melhorar a recepção dos alunos, promover sua acolhida e aprimorar o processo constante para desmistificar ideias preconcebidas sobre falhas que não valorizam o potencial de cada um”.

“Para os professores, propomos uma reflexão sobre homogeneidade utópica, que é contrária à riqueza das diferenças que os alunos trazem à sala de aula”, diz a instituição.

“Nossa intenção é que este guia seja um instrumento de reflexão, pois queremos permitir que todas as pessoas possam vivenciar diferentes contextos e percepções, que possam viver a pluralidade com mais justiça. Cremos que o sentido pleno de justiça possa somente acontecer por meio da educação”, ressalta.


Turma do Jiló e a verdadeira inclusão na escola


“A educação inclusiva é obrigatória nas escolas de ensino regular. Embora sejamos um curso livre, reconhecemos o direito de alunos com dificuldade no desenvolvimento. Há, inclusive, relatos de estudantes que apresentam melhora a partir do aprendizado do idioma”, afirma o CNA.

De acordo com a instituição, suas unidades são convidadas a compartilhar essa perspectiva e incentivadas a oferecer condições de deslocamento e assistência a alunos com deficiência motora, além de oferecer apoio no atendimento a pessoas com deficiência visual.

“A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais está entre as ações propostas. Acreditamos ser possível inseri-los em nosso ambiente educacional e oferecer condições técnicas, dando a possibilidade de crescimento e ganho de conhecimento, também dentro de sua própria situação”, completa o CNA.



Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: