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A escola de idiomas CNA lançou um guia para orientar professores no atendimento a estudantes com deficiência. De acordo com a instituição, a meta do 'Guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais' é "melhorar a recepção dos alunos, promover sua acolhida e aprimorar o processo constante para desmistificar ideias preconcebidas sobre falhas que não valorizam o potencial de cada um".
"Para os professores, propomos uma reflexão sobre homogeneidade utópica, que é contrária à riqueza das diferenças que os alunos trazem à sala de aula", diz a instituição.
"Nossa intenção é que este guia seja um instrumento de reflexão, pois queremos permitir que todas as pessoas possam vivenciar diferentes contextos e percepções, que possam viver a pluralidade com mais justiça. Cremos que o sentido pleno de justiça possa somente acontecer por meio da educação", ressalta.
Turma do Jiló e a verdadeira inclusão na escola
"A educação inclusiva é obrigatória nas escolas de ensino regular. Embora sejamos um curso livre, reconhecemos o direito de alunos com dificuldade no desenvolvimento. Há, inclusive, relatos de estudantes que apresentam melhora a partir do aprendizado do idioma", afirma o CNA.
De acordo com a instituição, suas unidades são convidadas a compartilhar essa perspectiva e incentivadas a oferecer condições de deslocamento e assistência a alunos com deficiência motora, além de oferecer apoio no atendimento a pessoas com deficiência visual.
"A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais está entre as ações propostas. Acreditamos ser possível inseri-los em nosso ambiente educacional e oferecer condições técnicas, dando a possibilidade de crescimento e ganho de conhecimento, também dentro de sua própria situação", completa o CNA.
Documento
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