Luiz Alexandre Souza Ventura
03 de maio de 2019 | 11h56
IMAGEM 01: Livro lançado pela Fundação Dorina Nowill e o Instituto Mauricio de Sousa tem protagonista cega e impressão em braile. Publicação gratuita será distribuída para 500 escolas municipais de São Paulo. Meta é promover a inclusão de crianças com deficiência visual na educação. Descrição #pracegover: Imagem da capa do livro, que mostra os personagens da Turma da Mônica e a personagem Dorinha, que usa óculos escuros, tem uma bengala branca na mão direita e está acompanhada por um cão guia. Todos estão sorrindo enquanto caminham por um gramado verde. Crédito: Divulgação / Fundação Dorina Nowill.
Dorinha é cega e acaba de chegar ao universo da Turma da Mônica, mais famosa HQ brasileira. A menina protagoniza sua primeira história, ‘Como Dorinha vê o mundo’, em uma publicação criada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto Mauricio de Sousa.
“É através do tato, usando os dedos e as mãos, que os cegos começam a perceber o mundo”, explica Dorinha a Mônica e Cebolinha. A personagem foi inspirada em Dorina de Gouvêa Nowill, criadora da fundação. A publicação será distribuída gratuitamente para 500 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo.
O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) viabilizou a produção de 3 mil exemplares da primeira edição do livro impresso em braile e fonte ampliada. São 24 páginas com os traços clássicos e ilustrações de Mauricio de Sousa.
Fundação Dorina aposta em LEGO com braile para fortalecer a educação inclusiva
O livro integra a ‘Série Dorina’ e apresenta a realidade das pessoas com deficiência visual, o sistema braile e outros instrumentos que possibilitam a democratização da cultura e da brincadeira.
A versão impressa promove a literatura inclusiva entre crianças e jovens cegos, com baixa visão e também entre aqueles sem deficiência visual. Todos podem ler, inclusive professores e educadores.
Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.
Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com
Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais
Facebook – Twitter – Instagram – LinkedIn – Google+ – YouTube
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.