‘Como Dorinha vê o mundo’

‘Como Dorinha vê o mundo’

Livro lançado pela Fundação Dorina Nowill e o Instituto Mauricio de Sousa tem protagonista cega e impressão em braile. Publicação gratuita será distribuída para 500 escolas municipais de São Paulo. Meta é promover a inclusão de crianças com deficiência visual na educação.

Luiz Alexandre Souza Ventura

03 de maio de 2019 | 11h56

IMAGEM 01: Livro lançado pela Fundação Dorina Nowill e o Instituto Mauricio de Sousa tem protagonista cega e impressão em braile. Publicação gratuita será distribuída para 500 escolas municipais de São Paulo. Meta é promover a inclusão de crianças com deficiência visual na educação. Descrição #pracegover: Imagem da capa do livro, que mostra os personagens da Turma da Mônica e a personagem Dorinha, que usa óculos escuros, tem uma bengala branca na mão direita e está acompanhada por um cão guia. Todos estão sorrindo enquanto caminham por um gramado verde. Crédito: Divulgação / Fundação Dorina Nowill.


Dorinha é cega e acaba de chegar ao universo da Turma da Mônica, mais famosa HQ brasileira. A menina protagoniza sua primeira história, ‘Como Dorinha vê o mundo’, em uma publicação criada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto Mauricio de Sousa.

“É através do tato, usando os dedos e as mãos, que os cegos começam a perceber o mundo”, explica Dorinha a Mônica e Cebolinha. A personagem foi inspirada em Dorina de Gouvêa Nowill, criadora da fundação. A publicação será distribuída gratuitamente para 500 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo.

O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) viabilizou a produção de 3 mil exemplares da primeira edição do livro impresso em braile e fonte ampliada. São 24 páginas com os traços clássicos e ilustrações de Mauricio de Sousa.


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O livro integra a ‘Série Dorina’ e apresenta a realidade das pessoas com deficiência visual, o sistema braile e outros instrumentos que possibilitam a democratização da cultura e da brincadeira.

A versão impressa promove a literatura inclusiva entre crianças e jovens cegos, com baixa visão e também entre aqueles sem deficiência visual. Todos podem ler, inclusive professores e educadores.

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