Criança com deficiência e seu direito à educação

Criança com deficiência e seu direito à educação

Projeto 'Diversidade na Rua' promove debate online sobre o direito da criança com deficiência na escola comum. Acesso da pessoa com deficiência à educação é garantido pela Lei Brasileira de Inclusão e por resolução do MEC.

Luiz Alexandre Souza Ventura

26 Novembro 2016 | 14h06

Para participar, acesse: www.diversidadenarua.cc/debate. Imagem: Divulgação

Acesse: diversidadenarua.cc/debate. Imagem: Divulgação

O projeto ‘Diversidade na Rua’, da Mercur, promove nesta segunda-feira, 28, a partir das 19h, um debate aberto e online com o tema ‘O direito da criança com deficiência na escola comum’.

Para participar, basta acessar diversidadenarua.cc/debate e fazer um breve cadastro. As questões são lançadas pelos participantes e todas as respostas podem ser replicadas.

O fórum será mediado pela professora Sara Mendonça, de 23 anos, que tem deficiência visual (baixa visão), e trabalha na rede pública municipal de Vila Velha (ES).

“Estudei pedagogia para contribuir com a evolução de pessoas que, assim como eu, precisam de atendimento educacional especializado e possam encontrar profissionais capazes de construir um autoconceito positivo da pessoa com deficiência em relação ao seu processo educacional”, diz a docente.

Para participar, acesse: www.diversidadenarua.cc/debate. Imagem: Reprodução

Acesse: diversidadenarua.cc/debate. Imagem: Reprodução

Assunto fundamental na discussão sobre cidadania, o acesso da pessoa com deficiência à escola é garantido pela Resolução nº 4 (02/10/2009) da Câmara de Educação Básica (CEB), do Ministério da Educação, e também pelo capítulo IV (artigos 27 a 30) da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015).

“A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”, estabelece a LBI.

SERVIÇO
Debate online aberto ‘Diversidade na Rua’
Tema: O direito da criança com deficiência na escola comum
Data: 28 de novembro 2016
Horário: 19h
diversidadenarua.cc/debate

Acompanhe o blog Vencer Limites nas redes sociais