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Diversidade e Inclusão

Crianças da rede pública de SP criam 100 livros e dois filmes para estudantes surdos

Alunos do ensino fundamental, com e sem deficiência, de Taboão da Serra e de Cotia, produziram, escreveram e ilustraram as publicações. Projeto 'Pequenos à Obra', incentivado por meio da Lei Aldir Blanc, teve uma semana de atividades.

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Por Luiz Alexandre Souza Ventura
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Alunos do ensino fundamental da rede pública de Cotia e de Taboão da Serra, municípios da região metropolitana de São Paulo, produziram 100 livros e dois curtas-metragens voltados a estudantes com deficiência auditiva.

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Todo o material foi elaborado durante uma semana de atividades online, entre os dias 8 e 13 de março, no projeto 'Pequenos à Obra', incentivado por meio da Lei Aldir Blanc.

Participaram aproximadamente 100 estudantes da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS), EMEF Heitor Villa Lobos, CES (Centro de Educação para Surdos Rio Branco), além da ONG Semente do Amanhã e da CAJEC (Casa José Eduardo Cavichio) de apoio à criança com câncer.

O grupo foi reunido em oficinas sobre ilustração e cinema, atividades lúdicas e criativas que propunham à cada criança escrever e ilustrar o próprio livro, desenvolvendo narrativa, construção de personagens, diálogos e desenhos, além de trabalhar de maneira coletiva para a produção dos filmes de animação.

Os livros foram diagramados e impressos em uma gráfica, cada estudante recebeu uma cópia e exemplares estão disponíveis na Secretaria de Cultura de Taboão da Serra. As publicações não estão à venda.

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As versões digitais de dois títulos, 'Animais Fantásticos' e 'O Reino Fantástico', já estão liberadas para download gratuito (clique aqui).

Os curtas-metragens 'A Menina do Tempo' e 'O Menino da Chuteira' foram publicados no canal 'Pequenos à Obra', no Youtube.


https://youtu.be/o4IIIBR2_Dk


https://youtu.be/uegnKKqUsF8


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