“Dedico esse prêmio a todo movimento político da pessoa com deficiência no Brasil”

“Dedico esse prêmio a todo movimento político da pessoa com deficiência no Brasil”

Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, ganhou o 'Prêmio Estado de São Paulo para as Artes', na categoria 'Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura', pela criação do 'Festival Sem Barreiras'. Evento que reúne e dá visibilidade a artistas com deficiência teve a primeira edição no ano passado e está em busca de talentos para participação em 2020.

Luiz Alexandre Souza Ventura

30 de janeiro de 2020 | 13h00


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: O secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, que é tetraplégico, está sentado na cadeira de rodas e tem no colo o troféu do ‘Prêmio Estado de São Paulo para as Artes’. Ele está sorrindo. Ao seu redor, aplaudindo, estão o governador de SP, João Doria, a primeira-dama paulista, Bia Doria, o secretário estadual da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron. Crédito: Divulgação / SMPED.


O secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, ganhou nesta quarta-feira, 29, o ‘Prêmio Estado de São Paulo para as Artes’ pela criação do ‘Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência’. “Dedico esse prêmio a todo movimento político da pessoa com deficiência no Brasil”, celebrou Torquato, que recebeu o troféu na categoria ‘Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura’.

Criado no ano passado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC) e apoio e participação de instituições culturais da cidade, o Festival Sem Barreiras reuniu mais de 100 atrações no mês de setembro, em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21/9.

O evento dá visibilidade ao trabalho dos artistas com deficiência em manifestações no circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas.

Também reafirma a importância da divulgação dos símbolos de acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda) em toda programação cultural da cidade.

Em 2020, o festival será organizado entre os dias 21 e 27 de setembro. A secretaria está em busca de artistas com deficiência e pede que interessados entrem em contato pelo email imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br. O coordenadores estão fazendo um cadastro dos artistas para a segunda edição e também para que sejam contratados em ações da Prefeitura ou indicados para outras instituições e atividades.


A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), e…

Publicado por SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em Terça-feira, 1 de outubro de 2019


Criado em 1950, o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes homenageou 15 profissionais da cultura que se destacaram em 2019. Cada vencedor recebeu um troféu e R$ 30 mil.

As indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Condephaat, Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo.

A cerimônia de entrega foi realizada no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de SP.

Veja a lista de premiados neste ano.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.