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Diversidade e Inclusão

Disque denúncia para pessoas surdas passa de 1,7 mil ligações em quatro meses

Atendimento do governo federal sobre violação de direitos humanos e violência contra a mulher é feito por chamada de vídeo em Libras e também para pessoas com deficiência auditiva que preferem leitura labial. Não é necessário agendar.

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Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

 


Os primeiros quatro meses de atendimento em vídeo para pessoas com deficiência auditiva do Disque 100, que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos, e do Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher, registaram mais de 1,7 atendimentos, segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

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O serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) é voltado pessoas com deficiência auditiva que se comunicam em Libras ou que não têm fluência na Língua Brasileira de Sinais e preferem fazer leitura labial.

O atendimento é imediato, sem necessidade de hora marcada, por meio do website da ONDH e também pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil (Android e iOS).

A acessibilidade para pessoas com deficiência em igualdade de condições, o acesso sem barreiras à informação e à compreensão estão previstos na LBI, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015).

Até agosto de 2021, a ONDH registrou quase 28 mil casos de violação de direitos humanos, desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade, maus tratos, chantagem, manipulação e invasão de privacidade de pessoas com deficiência. No mesmo período do ano passado, foram 26.510 violações.

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