PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Biblioteca online para pessoas com deficiência visual

Lançada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, a 'Dorinateca' tem acervo em áudio, formato digital Daisy, além de arquivos para impressão em braille. Mais de 4.400 títulos serão liberados neste ano.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Acesse http://www.dorinateca.org.br/ (clique aqui)  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

----------

A tecnologia, mais uma vez, favorece a inclusão e cria acessibilidade em setores carentes de políticas e ações voltadas a pessoas com deficiência. Aliadas à educação, ferramentas digitais ajudam a transformar o mundo para melhor. Desta forma, instituições apostam cada vez mais na internet para ampliar o conhecimento e construir novos acessos.

Um exemplo dessa realidade crescente é a 'Dorinateca', biblioteca online acessível criada recentemente pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Com acervo que deve chegar a 4.400 títulos ainda neste ano, oferece livros em áudio, formato digital Daisy, além de arquivos para impressão em braille. Todo o conteúdo disponível para download está protegido para evitar pirataria. Para acessar, basta fazer um cadastro.

Publicidade

Acesse http://www.fundacaodorina.org.br/ (clique aqui)  Foto: Estadão

O projeto, viabilizado pelo Ministério da Cultura, tem patrocínio dos Parceiros de Visão (Cielo, Sanofi e Carrefour). A plataforma foi desenvolvida por Eduardo Perez e Pedro Milliet, da Results Ltda. Além do acervo que a Fundação Dorina já possui, serão editados mais 100 novos títulos de literatura nacional, estrangeira e infanto-juvenil, best-sellers e conteúdos para concursos públicos.

Segundo a pesquisa Condições de Vida das Pessoas com Deficiência no Brasil - 2013, realizada pela Secretaria de Transparência Coordenação de Pesquisa e Opinião - DataSenado, com 1.007 pessoas com deficiência de todo o Brasil, 73,9% citaram a internet como principal meio de comunicação onde buscam informações no dia-a-dia.

----------

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.