PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Cadeira de rodas com marcha

O movimento constante de impulsão da cadeira de rodas com os braços provoca lesões por esforço repetitivo em 70% dos usuários, o que resulta em dores nos ombros, braços e punho.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Curta Facebook.com/VencerLimitesSiga @LexVenturaMande mensagem para blogvencerlimites@gmail.comO que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Sistema de câmbio para cadeira de rodas, totalmente manual, sem baterias, é semelhante aos instalados nas bicicletas. Imagem: Reprodução Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A tecnologia e o empreendedorismo são, cada vez mais, aliados da acessibilidade. Quando descobrimos algo que tem foco na melhora da qualidade de vida, a informação deve ser compartilhada sempre, com a força da internet e das redes sociais.

Marque este nome: Easy MOB, empresa de São Paulo que fabrica um sistema de câmbio totalmente manual, sem baterias, para cadeira de rodas, semelhante aos instalados nas bicicletas. O equipamento está no mercado há dois anos. Usa engrenagens com duas velocidades, que permite subir rampas ou passar sobre terrenos irregulares.

Tem ainda um mecanismo automático de freio, tanto na subida quanto na descida, que auxilia no controle da velocidade e garante a segurança do usuário, principalmente nas subidas, impedindo que a cadeira de rodas desça de costas.

//www.youtube.com/embed/G5r4qTVPxAA

Publicidade

Uma das vantagens é que o sistema pode ser adaptado a qualquer cadeira, desde que respeitadas as dimensões necessárias: eixo de 12,7mm e 15mm e rodas com aro 24 polegadas. Cada roda, fabricada com termoplásticos de alto desempenho, pesa 5,1kg. O equipamento suporta 100kg e está dentro da norma NBR ISO 7176-8, que estabelece condições severas de uso para cadeiras de rodas. No site da empresa na internet, você encontra manuais de instalação em cadeiras Otto Bock M2, Invacare T7A, Tokleve, Prime Pro Aid e Ortobras K3.

A empresa fabrica 20 pares por mês, mas o preço ainda é alto: aproximadamente R$ 2 mil. Segundo a Easy MOB, o valor do equipamento será reduzido conforme a demanda aumente.

//www.youtube.com/embed/aIPIgyZybbA

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.