PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Eleições 2022: Cid Torquato escreve carta aberta sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência

"Esperamos que seja um guia de trabalho e um conjunto de objetivos para os futuros eleitos", diz o ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Leia a íntegra do documento direcionado a candidatas e candidatos.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Vídeo com áudio, legendas e a versão na Língua Brasileira de Sinais da carta aberta a candidatas e candidatos nas eleições de 2022, publicado no canal do ICOM Libras no YouTube. Foto: Reprodução.


Publicado em 16/8/2022 e atualizado em 5/9/2022 - O advogado Cid Torquato, atual CEO do ICOM Libras e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, escreveu uma carta aberta a candidatas e candidatos nas eleições de 2022 sobre acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência. Também criou um abaixo-assinado para potencializar o conteúdo da carta.

"Esperamos que ela inspire aos hoje candidatos e, depois, seja um guia de trabalho e um conjunto de objetivos para os futuros eleitos, cujo sucesso interessa a todos", diz o autor. A meta, segundo Torquato, é "ampliar as políticas públicas inclusivas, e, ao mesmo tempo, contribuir para impedir retrocessos e ameaças às conquistas históricas desse segmento, ainda tão excluído".


PUBLICIDADE


Cid Torquato, de 59 anos, comandou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) entre 2017 e 2020. Considerado um incansável na luta por inclusão e acessibilidade, defensor da formação e capacitação constante das pessoas com deficiência, é um dos mais respeitados representantes do setor.

No ano passado, assumiu a presidência do ICOM Libras, serviço online de comunicação entre pessoas ouvintes e surdos que usam a Língua Brasileira de Sinais. A plataforma traduz conversas em tempo real para corporações, órgãos públicos e pessoas físicas. Foi criada em 2014 pela AME, associação de metroviários de São Paulo dedicada à inclusão de pessoas com deficiência.

Recentemente, o advogado liderou uma campanha para inclusão da Acessibilidade como o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolveu, com a advogada Juliana Abrusio, em parceria com o escritório Machado Meyer Advogados, apoio do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e da rede E.S.S.E. Mundo Digital, o Guia Prático de Acessibilidade e Inclusão Digital.



Cid Torquato é advogado, tetraplégico, ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e atual CEO do ICOM Libras. Foto: Divulgação.


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.