Enem com Libras e a exclusão inversa

Enem com Libras e a exclusão inversa

Lista de vídeos publicados pelo Inep no YouTube comenta de forma detalhada o Exame Nacional do Ensino Médio. Filmes foram produzidos exclusivamente em Libras. Não há legendas ou áudio em língua portuguesa. Se você, mesmo que seja surdo, não tem qualquer intimidade ou fluência com a Língua Brasileira de Sinais, poderá experimentar de maneira inversa a exclusão enfrentada por pessoas com deficiência no País.

Luiz Alexandre Souza Ventura

17 Novembro 2017 | 13h36

Se você, mesmo que seja surdo, não tem qualquer intimidade com Libras, não terá acesso ao conteúdo apresentado. Imagem: Reprodução

Se você, mesmo que seja surdo, não tem qualquer intimidade com Libras, não terá acesso ao conteúdo apresentado. Imagem: Reprodução


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta sexta-feira, 17, em seu canal no YouTube, uma lista com vídeos que examinam de forma detalhadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas nos últimos dias 5 e 12 de novembro.

Todos os filmes foram produzidos exclusivamente na Língua Brasileira de Sinais. Não há qualquer outro recurso de acessibilidade, como legendas ou áudio em língua portuguesa. Trata-se de material voltado especificamente à pessoas surdas que se comunicam em Libras, mas que pode ser acompanhado por todos.



Temos nessa lista muito mais do que vídeos acessíveis. É uma oportunidade de compreender, de maneira inversa, como a falta de acessibilidade gera exclusão. Se você, mesmo que seja surdo, não tem qualquer intimidade com Libras, não terá acesso ao conteúdo apresentado.

Muitas discussões que surgiram a partir da proposta de tema da redação do Enem neste ano – ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’ – consideraram o assunto excessivamente específico e, dessa forma, equivocado, sob o argumento de que a maior parte dos estudantes não tem quase nenhum conhecimento sobre essa realidade. Houva ainda que chamasse de ‘medíocre’ a proposta.

Acesse o gabarito oficial do Enem 2017 e faça download dos cadernos de provas. Imagem: Reprodução

Acesse o gabarito oficial do Enem 2017 e faça download dos cadernos de provas. Imagem: Reprodução

É democrático, e melhor que seja assim, poder opinar sobre a questão, mesmo que os participantes do debate não saibam lhufas a respeito desse universo.

Ao tentar acompanhar os vídeos publicados pelo Inep, podemos nos colocar no lugar de quem sofre a exclusão diariamente. O tema proposta pelo Enem trouxe muita contribuição para ampliar a compreensão sobre a situação das pessoas com defiência no Brasil. E precisamos aproveitar a oportunidade arrancar de vez o ‘manto de invisibilidade’ que ainda esconde esses 45 milhões de cidadãos.

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase ‘VencerLimitesWhatsApp’


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube


Mais conteúdo sobre:

LibrasEnemInepMECExclusãoSurdos