Estudante brasileira com paralisia cerebral ganha bolsa de estudos na Thomas Jefferson School of Law (EUA)

Estudante brasileira com paralisia cerebral ganha bolsa de estudos na Thomas Jefferson School of Law (EUA)

Luiz Alexandre Souza Ventura

07 Junho 2013 | 14h42

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Nathalia Blagevitch Fernandez, de 22 anos, estudante de direito, nasceu com paralisia cerebral (hemiplegia), e tem restrições de mobilidade na parte direita do seu corpo, incluindo dificuldades para andar, escrever e manipular objetos. Apesar disso, ela concluiu o ensino médio e entrou em uma faculdade de direito em São Paulo.

Destaque entre seus colegas, Nathalia está de malas prontos e viagem marcada para San Diego (EUA). Indicada pela Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP, ela ganhou uma bolsa de estudos na Thomas Jefferson School of Law (TJSL) para um curso intensivo de introdução ao sistema jurídico norte-americano, realizado em julho.

Promovido duas vezes por ano, em janeiro e julho, o curso abrange legislação e linguagem técnica específica, visitas a fóruns, palestras e encontros com juízes e promotores.

Em 2012, Nathalia foi uma das primeiras estudantes brasileiras com deficiência a ir sozinha para um intercâmbio de idioma. Ela participou de um curso de inglês em Las Vegas, também nos EUA. Além disso, é a personagem principal de um livro produzido pelo jornalista e escritor Rogério Godinho.