Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Estudantes disputam prêmios com soluções para pessoas com deficiência

Aplicativo para ajudar na alimentação de crianças com autismo, dispositivo para orientação de pessoas com deficiência visual, mecanismo que gera energia para cadeiras de rodas e prótese microcontrolada para segurança no trabalho estão na Feira de Ciências do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Evento reúne 130 trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares de todo o País. Projeto são avaliados por representantes de USP, UNESP, FAAP, ESPM, Unicamp, Hospital Sírio Libanês e outros profissionais. Público pode votar pela internet. Vencedores recebem certificações para participar de olimpíadas científicas internacionais.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Montagem com três fotos dos estudantes que que criaram soluções para pessoas com deficiência para a FeNaDante. Crédito: Divulgação / Colégio Dante Alighieri.  Foto: Estadão


PUBLICIDADE

Quatro projetos voltados a pessoas com deficiência disputam os prêmios da 1ª FeNaDante, a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri, organizada pelo Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Além de troféu e medalha, os vencedores recebem certificações para participar de olimpíadas científicas internacionais realizadas no Brasil em 2020, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e a Expo Nacional MILSET Brasil.

O evento reúne 130 trabalhos na áreas de Cie?ncias Agra?rias, Cie?ncias Biolo?gicas, Cie?ncias Humanas, Cie?ncias Sociais e Aplicadas, Cie?ncias Exatas, Engenharia, Sau?de e Tecnologia. São 65 projetos de alunos do programa de pré-iniciação científica Cientista Aprendiz, do Colégio Dante Alighieri, e 65 de outras escolas públicas e privadas de todo o Brasil

Os trabalhos são apresentados para mestres e doutores de USP, UNESP, FAAP, ESPM, Unicamp, Hospital Sírio Libanês e outros profissionais. O público pode votar pela internet, na página do Colégio Dante Alighieri no Facebook. Os vencedores serão apresentados neste sábado, 14.

Estão na disputa um aplicativo para ajudar na alimentação de crianças com autismo, um dispositivo para orientação de pessoas com deficiência visual, um mecanismo que gera energia para cadeiras de rodas e uma prótese microcontrolada para segurança no trabalho.

Publicidade


https://www.facebook.com/ColegioDanteOficial/photos/a.216102611759886/2479340018769456/


Projeto (nº 95): Quebrando obstáculos para melhorar a alimentação de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) Autora: Natália Kauffman Zolnerkevic - 9º ano - Colégio Dante Alighieri - Aplicativo com atividades lúdicas para a própria criança montar seu cardápio, com possibilidade de cheirar, tocar e provar a comida. Tem a função de alertar os pais sobre quais alimentos agradam, além de gerar bem-estar às crianças e destacar o que elas realmente desejam comer.

Projeto (nº 81): Olhar na Escuridão (dispositivo ecolocalizador de orientação espacial para pessoas com deficiência visual) Autores: João Hossepian Hojaij (9º ano - Colégio Dante Alighieri) e Mariana De Viglio Trindade (3º ano - Colégio Dante Alighieri) - Luva ecolocalizadora com dispositivo que sinaliza distâncias e áreas dos objetos por meio de um padrão de vibração.

Projeto (nº 85): Gerador piezoelétrico para cadeiras de rodas Autor: Diogo Cuono Alves Pereira (Colégio Dante Alighieri) - Alternativa a cadeiras de rodas motorizadas, projeto tem mecanimo de piezoeletricidade que gera energia elétrica com movimento mecânico (Piezein, de origem grega, significa apertar ou pressionar).

Projeto (nº 48): Friday (prótese microcontrolada) Autor: Thiago Costa Moreira (3ª ano E.E.E.P AVELINO MAGALHÃES - Tabuleiro do Norte / Ceará) - Prótese microcontrolada de baixo custo que funciona como um equipamento de proteção individual (E.P.I) para evitar acidentes de trabalho. É produzida com materiais resistentes e tem controle por bluetooth, Wifi, sensor de voz, luva espelho e ou sensor EMG (eletromiográfico). Usa linguagem C++. Tem variações para ajudar membros superiores com limitações de movimentos (Friday EXO) e para membros inferiores (Tuesday), além de uma impressora 3D (Batou) para fabricar as próteses.

Publicidade

SERVIÇO:Evento: Mostra FeNaDanteData: de 11 a 14 de setembroVisitação: quinta-feira (12) e sexta-feira (13) - 14h às 20hLocal: Colégio Dante AlighieriEndereço: Alameda Jaú, nº 1061, Jardim Paulistano, São Paulo/SP


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.