Existe pessoa sem deficiência?

Existe pessoa sem deficiência?

"Ninguém é feito por completo", diz o professor Mario Sergio Cortella. E você, o que pensa sobre isso?

Luiz Alexandre Souza Ventura

28 Outubro 2015 | 18h59

———-

Há uma percepção errada de que as chamadas ‘pessoas com deficiência’ são apenas aquelas com restrições de mobilidade, ausência de um membro, ou com deficiências sensoriais (auditiva, visual ou da fala).

Todos nós, humanos, temos deficiências, porque não somos perfeitos e também porque, em algum momento da vida, nossos corpos passam a apresentar sinais de deterioração.

Desta forma, imaginar que existe alguma superioridade em não ser uma ‘pessoa com deficiência’ é tão estúpido quanto pensar que a ‘pessoa com deficiência’ está em nível inferior e, por isso, precisa da piedade ou da benevolência alheia.

O blog Vencer Limites perguntou a alguns pensadores: existe pessoa sem deficiência?

Destacamos aqui a resposta enviada pelo filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mario Sergio Cortella.

Foto: Divulgação

“Deficiência, na origem, significa ‘presença da falta’, isto é, ausência de alguma condição ou capacidade que deveria ou poderia estar presente em alguém. Como nenhum e nenhuma de nós é possuidor de todas as condições e capacidades, cada pessoa tem deficiências e, portanto, ninguém é ‘feito por completo’ (sentido etimológico da palavra perfeito).” (Mario Sergio Cortella)

“Ninguém é feito por completo”, diz o professor.

E você, o que pensa sobre isso?

Mande sua opinião para blogvencerlimites@gmail.com.

———-

Mais conteúdo sobre:

Pessoas com Deficiência