Ferramentas online incluem legendas em vídeos automaticamente

Ferramentas online incluem legendas em vídeos automaticamente

Especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br/NIC.br indica serviços gratuitos e explica como usar. "Uma ótima solução para acessibilidade nas redes sociais", diz Reinaldo Ferraz. Mesmo em língua portuguesa, recurso é importante para tornar filmes acessíveis a pessoas com deficiência auditiva que não se comunicam em Libras. Campanha #queremoslegendas alerta para a diversidade no universo da surdez.

Luiz Alexandre Souza Ventura

06 de agosto de 2020 | 11h12


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Cópia de trecho do vídeo publicado por Reinaldo Ferraz para demonstrar a inclusão de legendas. Imagem está centralizada no rosto do especialista, que tem pele clara, cabelos castanhos, curtos e lisos, barba cheia e grisalha. Abaixo do rosto aparece a legenda ‘o quanto é fácil publicar vídeos com legendas nas suas redes sociais’. Crédito: Reprodução.


Incluir legendas em vídeos é premissa básica para garantir acessibilidade, assim como audiodescrição e Libras. Em projetos profissionais, o recurso é obrigatório, mas em publicações simples nas redes sociais, muita gente pode considerar desnecessário e complicado.

Para pessoas com deficiência auditiva que não se comunicam na Língua Brasileira de Sinais, legendas são fundamentais. A diversidade no universo da surdez está entre os alertas da campanha #queremoslegendas, que ganhou a web há algumas semanas.

O especialista em desenvolvimento web do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Reinaldo Ferraz, indica o uso e explica em detalhes como funcionam algumas ferramentas online que transcrevem o que é falado no vídeo, sincronizam e aplicam a legenda.

O ‘manual’ completo está disponível no website reinaldoferraz.com.br.



____________________________________________

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande ‘VENCER LIMITES’ para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:
Facebook.com/VencerLimites
Twitter.com/VencerLimitesBR
Instagram.com/blogVencerLimites

____________________________________________

Tudo o que sabemos sobre:

Pessoas com DeficiênciaLegendas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: