Festival defende o protagonismo das pessoas com deficiência

Festival defende o protagonismo das pessoas com deficiência

'Excluso, Eu?', organizado pela Cia. Casa das Lagartixas, será transmitido no Youtube. São quatro noites de apresentações e debates, entre 25 e 28 de fevereiro. Evento foi produzido com recursos da lei de incentivo à cultura na pandemia.

Luiz Alexandre Souza Ventura

19 de fevereiro de 2021 | 12h33

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


Foto da palhaça Birita, personagem criada pela Ariadne Antico. Ela tem cabelos encaracolados castanhos e usa óculos. Está com metade do rosto escondido atrás de uma cortina preta. Tem um olhar cauteloso. Ao fundo da metade do cenário exposto, uma cortina vermelha. Crédito: Divulgação.

Descrição da imagem #pracegover: Foto da palhaça Birita, personagem criada pela Ariadne Antico. Ela tem cabelos encaracolados castanhos e usa óculos. Está com metade do rosto escondido atrás de uma cortina preta. Tem um olhar cauteloso. Ao fundo da metade do cenário exposto, uma cortina vermelha. Crédito: Divulgação.


O protagonismo das pessoas com deficiência, as discussões sobre inclusão e exclusão, as políticas públicas efetivas para a população com deficiência, a desmistificação das deficiências, a ocupação de territórios na sociedade, a delegação do trabalho e de espaços, a função da acessibilidade e o combate ao preconceito ganham luz no Festival ‘Excluso, Eu?’, que será transmitido gratuitamente no YouTube entre 25 e 28 de março.

Produzido pela Cia. Casa das Lagartixas Teatro Clube – por meio da Lei Federal Aldir Blanc, n°14.017/2020, de incentivo à cultura durante a pandemia -, o evento tem participação de artistas e profissionais com e sem deficiência.

“Não adianta debater ações para as pessoas com deficiência sem a verdadeira participação das pessoas com deficiência. É fundamental entendermos e discutirmos nosso lugar na sociedade. Muitas vezes negligenciamos isso e acabamos delegando a outras pessoas um trabalho ou um espaço que são nossos por direito”, diz Ariadne Antico, a ‘Palhaça Birita’, idealizadora do festival.

Os espetáculos evidenciam questionamentos e atitudes relacionadas ao universo das deficiências. Todos ficarão disponíveis por 24h no canal da Cia Casa das Lagartixas (clique aqui).


Cartaz com fundo azul escuro. Em destaque em letras maiúsculas: Festival Excluso, Eu? 25 a 28 fevereiro. A palavra Festival está em magenta e os dizeres Excluso, Eu? em letras garrafais brancas sobre uma faixa na cor magenta. 25 a 28 fevereiro está em letras menores azul ciano. Na parte superior esquerda, os ícones do Facebook, Instagram, Youtube e internet estão em azul ciano e preto. Em seguida, há uma fotomontagem de uma boca aberta. Em branco, a palavra on estilizada e o símbolo do Youtube. Na parte superior direita, sobre um círculo amarelo, uma mão direita fechada com os dedos mínimo, indicador e polegar levantados, que formam o sinal de amor em Libras. Na parte inferior esquerda, um QR Code e ao lado, está escrito em letras brancas: Inscreva-se em nosso canal do YouTube: @acasadaslagartixas. YouTube está em letras vermelhas. Na parte inferior direita, um contorno branco forma um balão de fala com os dizeres: com Audiodescrição e intérprete de Libras. Espalhados por todo o cartaz, pontos de braile com a frase: Inclusão de cu é rola, com as letras iniciais de cada palavra em magenta e as demais em azul ciano. Audiodescrição: Luis Daniel Consultoria: Jessica de Morais. Crédito: Divulgação.

Descrição da imagem #pracegover: Descrição da imagem #pracegover: Cartaz com fundo azul escuro. Em destaque em letras maiúsculas: Festival Excluso, Eu? 25 a 28 fevereiro. A palavra Festival está em magenta e os dizeres Excluso, Eu? em letras garrafais brancas sobre uma faixa na cor magenta. 25 a 28 fevereiro está em letras menores azul ciano. Na parte superior esquerda, os ícones do Facebook, Instagram, Youtube e internet estão em azul ciano e preto. Em seguida, há uma fotomontagem de uma boca aberta. Em branco, a palavra on estilizada e o símbolo do Youtube. Na parte superior direita, sobre um círculo amarelo, uma mão direita fechada com os dedos mínimo, indicador e polegar levantados, que formam o sinal de amor em Libras. Na parte inferior esquerda, um QR Code e ao lado, está escrito em letras brancas: Inscreva-se em nosso canal do YouTube: @acasadaslagartixas. YouTube está em letras vermelhas. Na parte inferior direita, um contorno branco forma um balão de fala com os dizeres: com Audiodescrição e intérprete de Libras. Espalhados por todo o cartaz, pontos de braile com a frase: Inclusão de cu é rola, com as letras iniciais de cada palavra em magenta e as demais em azul ciano. Audiodescrição: Luis Daniel Consultoria: Jessica de Morais. Crédito: Divulgação.


Acompanhe a programação.

Birita Procura-se
– Monólogo com a palhaça Birita (Ariadne Antico), que busca um emprego para pagar as contas e alcançar as metas planejadas, mas precisa lidar com as frustrações do mercado de trabalho. São quatro episódios, sempre às 19, de quinta-feira, 25, a domingo 28.

ProfanAção
– Curta-metragem ProfanAção, da Companhia Estela Laponni, de São Paulo, protagonizado por cinco artistas com deficiência que se deparam com diversas perguntas enviadas pelo público e revelam a curiosidade em torno de seus corpos. Sexta-feira, 26, às 22h.

Pudesse ser apenas um enigma
– Monólogo da atriz, produtora e diretora cearense Jéssica Teixeira, que desmonta seu primeiro espetáculo solo, ‘E.L.A’, uma pesquisa a partir do corpo estranho da protagonista. Sábado, 27, às 22h

Baú de Histórias
– Espetáculo da Companhia Trupe Sentidos, de São José dos Campos. Uma peça lúdica que desperta no público necessidades de quebrar as barreiras da comunicação e de modificar as realidades. Domingo, 28, às 15h.

Café com Prosa
– Discussões que aprofundam o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade. ‘O Protagonismo DEF, explodindo territórios’ e ‘Políticas e economias DEF’ são dois debates virtuais sobre os desafios e os caminhos para que a participação efetiva das pessoas com deficiência no Brasil se torne realidade. Transmitidas ao vivo pelo canal da Cia. Casa das Lagartixas, as discussões não têm censura. Abordam a ocupação de territórios pelas pessoas com deficiência na sociedade e também as políticas e formas de economia da população com deficiência. Sábado, 27, e Domingo, 28, sempre às 17h.


REPORTAGEM COMPLETA EM LIBRAS (EM GRAVAÇÃO)
Vídeo produzido por Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais pela tradutora e intérprete Milena Silva.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.