PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Folha entra no debate sobre pessoas com deficiência. Finalmente!

Em editorial, jornal cobra recursos de acessibilidade nas praias brasileiras, destaca projetos do Legislativo e mostra exemplos dos EUA.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

[caption id="attachment_4070" align="aligncenter" width="550"]Santos (SP) mantém o projeto Praia Acessível. Foto: Divulgação[/caption]

PUBLICIDADE

----------

A Folha de S.Paulo fez hoje aquilo que cobramos diariamente dos grandes veículos de imprensa: a participação concreta no debate sobre a situação da pessoa com deficiência no Brasil.

No editorial publicado neste domingo, 20, o jornal cobra a ampliação dos recursos de acessibilidade nas praias brasileiras, destaca projetos do Legislativo neste sentido e mostra exemplos dos EUA.

Parabéns à Folha por, finalmente, começar a retirar o manto que ainda torna invisíveis mais de 46 milhões de cidadãos brasileiros com deficiência.

Publicidade

É importante ressaltar que, mesmo trazendo à luz o tema, o texto ainda é superficial e limita o conceito da acessibilidade ao exigir acesso somente para a pessoa com mobilidade reduzida. A melhor forma, talvez a única correta, de identificar a pessoa com deficiência é 'pessoa com deficiência', evidenciando sempre que o acesso para todos os cidadãos deve ser o principal objetivo e, neste sentido, desconstruir a segregação, inclusive em textos, reportagens, artigos e outras publicações.

De qualquer maneira, é a abertura de um novo caminho para abordagens pautadas pelo respeito ao cidadão com deficiência. Esperamos que outros portais, jornais, revistas, emissoras de rádio e TV sigam o exemplo. Porque ter em sua lista de colaboradores profissionais que discutem o tema, mas não dar visibilidade aos assuntos debatidos é sim uma omissão, criada pela falta de interesse e de conhecimento.

Para ler o texto, você precisa ser cadastrado, mas pode usar seu perfil nas redes sociais para acessar.

Leia e compartilhe.

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/12/1721183-o-sol-e-para-todos.shtml

Publicidade

----------

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.