Folha entra no debate sobre pessoas com deficiência. Finalmente!

Folha entra no debate sobre pessoas com deficiência. Finalmente!

Em editorial, jornal cobra recursos de acessibilidade nas praias brasileiras, destaca projetos do Legislativo e mostra exemplos dos EUA.

Luiz Alexandre Souza Ventura

20 Dezembro 2015 | 13h14

Santos (SP) mantém o projeto Praia Acessível. Foto: Divulgação

Santos (SP) mantém o projeto Praia Acessível. Foto: Divulgação

———-

A Folha de S.Paulo fez hoje aquilo que cobramos diariamente dos grandes veículos de imprensa: a participação concreta no debate sobre a situação da pessoa com deficiência no Brasil.

No editorial publicado neste domingo, 20, o jornal cobra a ampliação dos recursos de acessibilidade nas praias brasileiras, destaca projetos do Legislativo neste sentido e mostra exemplos dos EUA.

Parabéns à Folha por, finalmente, começar a retirar o manto que ainda torna invisíveis mais de 46 milhões de cidadãos brasileiros com deficiência.

É importante ressaltar que, mesmo trazendo à luz o tema, o texto ainda é superficial e limita o conceito da acessibilidade ao exigir acesso somente para a pessoa com mobilidade reduzida. A melhor forma, talvez a única correta, de identificar a pessoa com deficiência é ‘pessoa com deficiência’, evidenciando sempre que o acesso para todos os cidadãos deve ser o principal objetivo e, neste sentido, desconstruir a segregação, inclusive em textos, reportagens, artigos e outras publicações.

De qualquer maneira, é a abertura de um novo caminho para abordagens pautadas pelo respeito ao cidadão com deficiência. Esperamos que outros portais, jornais, revistas, emissoras de rádio e TV sigam o exemplo. Porque ter em sua lista de colaboradores profissionais que discutem o tema, mas não dar visibilidade aos assuntos debatidos é sim uma omissão, criada pela falta de interesse e de conhecimento.

Para ler o texto, você precisa ser cadastrado, mas pode usar seu perfil nas redes sociais para acessar.

Leia e compartilhe.

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/12/1721183-o-sol-e-para-todos.shtml

———-

Mais conteúdo sobre:

AcessibilidadeFolha de S.PauloPraias