Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Giulia ultrapassa 75 mil traduções em Libras

Aplicativo reconhece os movimentos da Língua Brasileira de Sinais e transfere a informação para mensagem em áudio, permitindo a conversa em tempo real de pessoas surdas e ouvintes. Projeto da Map Innovation tem apoio da TIM Brasil. Nesta terça-feira, 26 de setembro, celebramos o 'Dia Nacional dos Surdos'.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Meta do app Giulia é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras. Imagem: Divulgação Foto: Estadão


O aplicativo Giulia, que traduz os movimentos da Língua Brasileira de Sinais para mensagens em áudio e também transforma o que é falado em sinais de Libras, ultrapassou nesta semana a marca de 75 mil traduções. Lançado em junho, o app registrou 3 mil downloads apenas no primeiro mês de funcionamento.

Desenvolvido pela Map Innovation para pessoas com deficiência auditiva, com base em um sistema de inteligência artificial, o Giulia tem apoio da TIM Brasil. A meta é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 26, celebramos o 'Dia Nacional dos Surdos', criado para lembrar a fundação primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França, para vir ao Brasil lecionar para crianças surdas. A data foi oficializada por meio da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Desse total, 2.147.366 milhões têm deficiência auditiva severa. Pesquisas apontam que o número deve crescer com o aumento da população idosa no País, e também pela demora na identificação de problemas auditivos reversíveis quando constatados até 6 meses de idade.

Publicidade

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'  Foto: Estadão


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook - Twitter - Instagram - LinkedIn - Google+ - YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.