Giulia ultrapassa 75 mil traduções em Libras

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Giulia ultrapassa 75 mil traduções em Libras

Aplicativo reconhece os movimentos da Língua Brasileira de Sinais e transfere a informação para mensagem em áudio, permitindo a conversa em tempo real de pessoas surdas e ouvintes. Projeto da Map Innovation tem apoio da TIM Brasil. Nesta terça-feira, 26 de setembro, celebramos o 'Dia Nacional dos Surdos'.

Luiz Alexandre Souza Ventura

26 de setembro de 2017 | 12h45

Meta do app Giulia é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras. Imagem: Divulgação

Meta do app Giulia é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras. Imagem: Divulgação


O aplicativo Giulia, que traduz os movimentos da Língua Brasileira de Sinais para mensagens em áudio e também transforma o que é falado em sinais de Libras, ultrapassou nesta semana a marca de 75 mil traduções. Lançado em junho, o app registrou 3 mil downloads apenas no primeiro mês de funcionamento.

Desenvolvido pela Map Innovation para pessoas com deficiência auditiva, com base em um sistema de inteligência artificial, o Giulia tem apoio da TIM Brasil. A meta é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e quem não conhece Libras.

Existem muitos jeitos diferentes de viver uma mesma emoção. Hoje você vai conhecer como Wagner, Sarah e Gabriel uniram seus corações com o de uma das maiores torcidas do mundo. #Alcatel #CorinthiansLoja Alcatel: https://goo.gl/Wz6WKM

Publicado por Alcatel mobile em Terça-feira, 26 de setembro de 2017

COMO USAR – Após instalar o aplicativo no smartphone (está disponível somente para Android), o usuário prende o aparelho ao antebraço com uma braçadeira. A pessoa faz os sinais de Libras, que são imediatamente traduzidos em áudio para a língua portuguesa. O app também intepretra em Língua de Sinais as palavras faladas em uma conversa. O Giulia tem ainda despertador, função de babá eletrônica, conferência e emergência.

No site oficial da operadora (clique aqui) há uma versão do Código de Defesa do Consumidor em Libras e outros recursos de acessibilidade.

Nesta terça-feira, 26, celebramos o ‘Dia Nacional dos Surdos’, criado para lembrar a fundação primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França, para vir ao Brasil lecionar para crianças surdas. A data foi oficializada por meio da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Desse total, 2.147.366 milhões têm deficiência auditiva severa. Pesquisas apontam que o número deve crescer com o aumento da população idosa no País, e também pela demora na identificação de problemas auditivos reversíveis quando constatados até 6 meses de idade.

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase ‘VencerLimitesWhatsApp’


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.