Google cria app para pessoas com deficiência de fala e quer testar com brasileiros

Google cria app para pessoas com deficiência de fala e quer testar com brasileiros

Aplicativo 'Relate' identifica padrões de voz, ajuda na interação com outras pessoas e com assistentes virtuais. Para participar, é necessário conhecimento em inglês. Usuário terá de gravar frases e acessar recursos da ferramenta, que ainda não tem versão em português.

Luiz Alexandre Souza Ventura

17 de novembro de 2021 | 10h42

Foto de um homem idoso usando o aplicativo Relate do Google.

Google diz ter mais de um milhão de amostras de fala já gravadas. Foto: Reprodução.


O Google acaba de lançar a primeira fase do Projeto Relate, uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência de fala. O aplicativo para Android usa inteligência artificial, identifica padrões de voz, ajuda na interação com outras pessoas e também com assistentes virtuais.

A meta da empresa é apoiar quem tem dificuldades de comunicação pela voz, como pessoas que sofreram AVCs ou têm condições como, por exemplo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), paralisia cerebral, lesões cerebrais traumáticas, doença de Parkinson e outros comprometimentos de origem neurológica.

O Google diz ter mais de um milhão de amostras de fala já gravadas e quer a participação de brasileiros nos testes da ferramenta. É necessário ter conhecimento em inglês porque ainda não há versão do app em português.

O usuário vai acessar três principais recursos do app – Ouvir, Repetir e Assistente -, além de gravar um conjunto de frases, em inglês, que o aplicativo vai usar para aprender a compreender, de maneira automática, diferentes padrões de fala, de diferentes pessoas.

Ouvir – O app transcreve a fala para texto, em tempo real, o que permite copiar e colar o texto em outros aplicativos e também mostrar a outras pessoas.

Repetir – Usado para reafirmar algo que já foi dito, com voz clara e produzida por sintetizador. Essa função é voltada principalmente para conversas presenciais ou para quando a pessoa quer acionar comandos de assistente digital.

Assistente – Permite falar diretamente com o Google Assistente e realizar tarefas simultâneas de forma simples, como acender luzes ou tocar uma música.

Quem tiver interesse deve preencher o formulário: g.co/ProjectRelate.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.