Governo troca comando da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência

Governo troca comando da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência

Claudio de Castro Panoeiro, que era secretário Nacional de Justiça, passa a liderar a SNDPD. Priscilla Gaspar foi exonerada e assume a diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Luiz Alexandre Souza Ventura

17 de setembro de 2021 | 12h28

Foto de Claudio de Castro Panoeiro, homem branco, cego, que está sentado, veste terno escuro e camisa clara, e segura uma bengala.

Claudio de Castro Panoeiro é cego. Crédito: Reprdução.


O advogado Claudio de Castro Panoeiro é o novo secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A nomeação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 17.

A professora Priscilla Gaspar, que comandou a SNDPD desde o início do governo Bolsonaro, foi exonerada e assume a direção do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os dois órgãos fazem parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), comandando por Damares Alves.

Em junho do ano passado, Claudio de Castro Panoeiro, que é cego, se tornou secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Doutor em direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, foi a primeira pessoa cega a fazer uma sustentação oral em um tribunal superior, em 2010, no Superior Tribunal de Justiça.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.