PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Guia ensina a identificar e prevenir violência contra mulheres com deficiência

Publicação lançada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP faz parte do programa 'TODAS in-Rede'. Material tem informações sobre como e onde pedir ajuda, principalmente durante a pandemia do coronavírus, contatos da rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos para situações de emergência e vulnerabilidade. Pasta também apresentou cartilha sobre a covid-19.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


 Foto:


PUBLICIDADE

A violência contra as mulheres com deficiência durante a pandemia de covid-19 - principalmente as agressões dentro de casa em meio às medidas de distanciamento social por causa do coronavírus - precisa ser combatida com rigor e efetividade.

Os dois temas, pandemia e violência, estão totalmente relacionados, combinação que atinge especialmente a população feminina. Com o isolamento, cresce a ameaça, mas identificar e prevenir essa situação é mais difícil.

Por isso, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD) lançou o 'Guia Prático: Identificação e prevenção à violência contra as mulheres com deficiência', que faz parte das ações do programa 'TODAS in-Rede'.

O material orienta sobre a localização de atos de violência e a oferta de informações sobre como e onde pedir ajuda, principalmente dentro a pandemia, para vítima e as pessoas dentro de seu convívio social.

Publicidade

O guia tem contatos de uma rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos que podem ajudar em situação de emergência e vulnerabilidade.

A SEDPcD também lançou uma cartilha sobre a covid-19, com informações sobre prevenção e os principais cuidados em caso de contaminação pelo coronavírus.

Entre os destaques da publicação estão explicações sobre a importância de ficar em casa, detalhes sobre como acontece a transmissão e ações para se proteger.

Além dos cuidados usuais, apresenta medidas específicas para cada deficiência, suas especificidades, orientações, recomendações, serviços e um passo a passo ilustrado sobre a higienização das mãos e o tempo ideal para a limpeza.

Publicidade

____________________________________________

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Publicidade

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:Facebook.com/VencerLimitesTwitter.com/VencerLimitesBR ____________________________________________

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.