Guia ensina a identificar e prevenir violência contra mulheres com deficiência

Guia ensina a identificar e prevenir violência contra mulheres com deficiência

Publicação lançada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP faz parte do programa 'TODAS in-Rede'. Material tem informações sobre como e onde pedir ajuda, principalmente durante a pandemia do coronavírus, contatos da rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos para situações de emergência e vulnerabilidade. Pasta também apresentou cartilha sobre a covid-19.

Luiz Alexandre Souza Ventura

30 de junho de 2020 | 15h45


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto mostra uma mulher sentada em uma cadeira, de frente para a parede, em posição encolhida, segurando com as duas mãos um smartphone que tem, na tela, uma página do ‘Guia Prático: Identificação e prevenção à violência contra as mulheres com deficiência’, lançado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD). Na página em destaque está escrito ‘O ciclo da violência doméstica’. Crédito: blog Vencer Limites.


A violência contra as mulheres com deficiência durante a pandemia de covid-19 – principalmente as agressões dentro de casa em meio às medidas de distanciamento social por causa do coronavírus – precisa ser combatida com rigor e efetividade.

Os dois temas, pandemia e violência, estão totalmente relacionados, combinação que atinge especialmente a população feminina. Com o isolamento, cresce a ameaça, mas identificar e prevenir essa situação é mais difícil.

Por isso, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD) lançou o ‘Guia Prático: Identificação e prevenção à violência contra as mulheres com deficiência’, que faz parte das ações do programa ‘TODAS in-Rede’.

O material orienta sobre a localização de atos de violência e a oferta de informações sobre como e onde pedir ajuda, principalmente dentro a pandemia, para vítima e as pessoas dentro de seu convívio social.

O guia tem contatos de uma rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos que podem ajudar em situação de emergência e vulnerabilidade.

A SEDPcD também lançou uma cartilha sobre a covid-19, com informações sobre prevenção e os principais cuidados em caso de contaminação pelo coronavírus.

Entre os destaques da publicação estão explicações sobre a importância de ficar em casa, detalhes sobre como acontece a transmissão e ações para se proteger.

Além dos cuidados usuais, apresenta medidas específicas para cada deficiência, suas especificidades, orientações, recomendações, serviços e um passo a passo ilustrado sobre a higienização das mãos e o tempo ideal para a limpeza.

____________________________________________

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande ‘VENCER LIMITES’ para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:
Facebook.com/VencerLimites
Twitter.com/VencerLimitesBR
Instagram.com/blogVencerLimites

____________________________________________

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.