Honda bate novo recorde de vendas para pessoas com deficiência

Honda bate novo recorde de vendas para pessoas com deficiência

Montadora lidera mercado no País. Em 2015, empresa vendeu 15.737 carros para pessoas com deficiência. City é destaque.

Luiz Alexandre Souza Ventura

12 Janeiro 2016 | 11h20

City foi o carro mais vendido para pessoas com deficiência em 2015 (Divulgação)

City foi o mais vendido para pessoas com deficiência em 2015 (Divulgação)

———-

A Honda driblou a crise em 2015 e atingiu, no ano passado, sua melhor marca em vendas de carros para pessoas com deficiência desde a chegada ao Brasil, em 1971. No total, a montadora vendeu 15.717 automóveis para esse público, o que representa um aumento de mais de 60% na comparação com 2014.

O destaque fica para o City, com 7.490 unidades comercializadas. Para 2016, a fabricante prevê um cenário de vendas estáveis, mantendo o mesmo patamar de 2015. A montadora investe forte no mercado de pessoas com deficiência e tem uma área específica para essa finalidade, chamada Honda Conduz.

Pessoas com deficiência impulsionam vendas de carros em 2015

O que provoca esse crescimento constante, mantendo aquecido o setor, mesmo com a crise, na avaliação de Marcos Martins de Oliveira, gerente-geral comercial da Honda, é a informação. “A divulgação tem ajudado bastante porque mostra como muitas pessoas podem obter as isenções, mas não sabem. Há também o crescimento do beneficiário não-condutor, ou seja, aquele que conquista o benefício, mas não guia o carro”, diz.

Para Oliveira, o teto de R$ 70 mil para compra do carro zero com todas as isenções previstas tem de ser revisto. “É o mesmo preço desde 2009, mas a inflação e outros fatores reduzem o poder de compra e muitas marcas precisaram aumentar os preços”, afirma o gerente.

É uma demonstração do potencial de consumo da pessoa com deficiência e um exemplo para empresas, que devem avaliar possíveis investimentos nesse público formado, no Brasil, segundo o Censo IBGE 2010, por aproximadamente 46 milhões de pessoas.

———-