IBM cria solução que projeta legendas em frente aos olhos

IBM cria solução que projeta legendas em frente aos olhos

Aplicação desenvolvida por engenheiro da empresa no Peru, principalmente para pessoas com deficiência auditiva, gera texto em closed caption e pode ser usada em uma conversa presencial. Código de programação está liberado na internet. Criador ganhou o prêmio MIT Technology Review, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA).

Luiz Alexandre Souza Ventura

16 de janeiro de 2020 | 15h08


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto em zoom do dispositivo sugerido pela IBM para uso da solução ‘Vision D’. Aparelho está fixado na haste direita de um óculos e tem uma pequena tela posicionada em frente à lente direita do óculos. Crédito: Divulgação.


Um engenheiro da IBM no Peru desenvolveu uma aplicação que gera legendas em closed caption na frente dos olhos de uma pessoa enquanto ela conversa com outras pessoas. Criada usando a solução de inteligência artificial IBM Watson, a ferramenta foi batizada de ‘Vision D’.

código de programação é open source, ou seja, está liberado de graça na internet para desenvolvedores aprimorarem o modelo da tela, trocarem atualizações e propostas (clique aqui para ver).

A tecnologia foi desenvolvida principalmente para pessoas com deficiência auditiva porque o visor permite acompanhar na legenda o que é dito na conversa, sem perder contato visual e sem que os interlocutores precisem usar língua de sinais. Também é possível converter a conversa para mensagens de texto no smartphone.


Descrição da imagem #pracegover: Foto do engenheiro peruano Leoncio Huamán. Ele é jovem, tem pele morens, cabelos pretos, curtos e lisos. Veste paletó preto e camisa branca. Olha para a câmera enquanto segura dois objetos que formam a solução ‘Vision D’. Ao lado esquerdo dele, a logomarca da IBM desenhada em um vidro. Crédito: Divulgação.


INCLUSÃO E EMPATIA – “Participo de grupos de trabalho e congressos com diversidade de talentos. Me chamou a atenção a dificuldade que tinham os participantes com deficiência auditiva para manter a interação nas conversas e apresentações”, diz o engenheiro Leoncio Huamán, consultor na unidade de Cognitive Process Transformation da IBM no Peru e criador do ‘Vision D’.

“Isso me motivou a criar uma ferramenta para inclusão dessas pessoas, para que a deficiência auditiva não seja um obstáculo”, explica Huamán. Os testes e o desenvolvimento do ‘Vision D’ tiveram participação da Associação de Jovens e Adolescentes Surdos do Peru.

A criação do ‘Vision D’ rendeu ao engenheiro prêmio ‘Inovadores com menos de 35 anos’, concedido pelo MIT Technology Review, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA). A invenção também foi premiada pela Universidade Ricardo Palma, em Lima (Peru), no concurso ‘Criatividade Electrônica URP 2018 II’ do curso de Engenharia Eletrônica.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube