PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Inclusão de crianças com deficiência é tema de livros didáticos e acessíveis

Histórias têm protagonismo de uma menina com síndrome de Down, um menino autista e um garoto com as mãos amputadas. Projeto do Instituto Incluir está em exposição gratuita organizada pela CCR Metrô Bahia em Salvador.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


ABERTURA EM LIBRAS (EM GRAVAÇÃO)


Ouça essa reportagem com Audima no player acima, acione a tradução do texto em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.



PUBLICIDADE

Ico é autista, Caia tem síndrome de Down e Tico teve as duas mãos amputadas. As histórias das três personagens são contadas em livros didáticos e acessíveis escritos por Carina Alves, diretora do Instituto Incluir, e fazem parte do projeto Leitura Acessível.

Todas as publicações têm versões em português e alemão, Libras, braile, audiodescrição e pictogramas.

"São percursos que revelam o preconceito, a discriminação e a ressignificação da identidade social de pessoas que vivem em uma sociedade excludente, mas avançam diante das adversidades, de um cotidiano da barbárie, do preconceito instalado na sociedade", diz Carina.

Publicidade


 Foto: Estadão


'O Menino que Escrevia com os Pés' conta a história de Tico, que teve as duas mãos amputadas.

'A Princesa que tinha um Cromossomo a Mais', escrito em parceria com Mari Meira, narra a vida de uma menina que tem síndrome de Down.

'Ico e o Mundo que Queremos Construir', em coautoria com Elyse Matos, é um conto sobre um menino autista.

Quem quiser saber mais sobre os livros pode acessar a página literaturaacessivel.com.br e também visitar a exposição gratuita que a CCR Metrô Bahia organizou em Salvador, na estação Lapa, até 4 de outubro.


REPORTAGEM COMPLETA EM LIBRAS (EM GRAVAÇÃO)

Publicidade

Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais gravada pelo intérprete e tradutor Gabriel Finamore.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

blogVencerLimites@gmail.comFacebook.com/VencerLimitesTwitter.com/VencerLimitesBR

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.