Inclusão geek

Inclusão geek

Cinco pessoas com deficiência intelectual foram selecionadas para trabalhar no 3º Santos Criativa Festival Geek, que começa nesta quinta-feira, 14. São alunos do projeto TAMTAM, uma referência em cultura inclusiva. Todos serão remunerados. Iniciativa faz parte de um programa de inclusão cultural lançado pela Prefeitura em outubro. Evento terá presença do ator Carlos Villagran, o 'Kiko' do seriado 'Chaves', e do dublador Guilherme Briggs, que faz a voz em português do ator Henry Cavill, intérprete do Superman no filme 'Homem de Aço', e do personagem Buzz Lightyear, da animação 'Toy Story'. Encontro terá também atividades do Clube do Lego.

Luiz Alexandre Souza Ventura

13 de novembro de 2019 | 13h23


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto dupla. No lado esquerdo, as irmãs Maria Luíza e Letícia da Silva Brito, de 18 e 20 anos, ambas com síndrome de Down. As duas têm cabelos escuros, longos e cacheados, usam óculos, vestem camiseta branca, estão sorrindo e olhando para a câmera. No lado direito, Durval Domingues, de 36 anos, que também tem síndrome de Down, veste camiseta branca com listras de cor azul, tem cabelos escuros e curtos, sorri e olha para a câmera: Crédito: Divulgação / Prefeitura de Santos / Marcelo Martins e Maria Estela Galvão.


Durval, Maria Luíza e Letícia são três dos cinco alunos do projeto TAMTAM, criado há 30 anos em Santos, no litoral sul de SP, uma referência em cultura inclusiva, para trabalhar no 3º Santos Criativa Festival Geek, que começa nesta quinta-feira, 14, e vai até domingo.

O grupo escolhido para atuar no evento – todos serão remunerados – integra uma ação piloto do Programa de Inclusão Cultural (PIC), lançado pela Prefeitura de Santos em outubro, organizado pela Secretaria de Cultura (Secult), para ampliar a diversidade no mercado de trabalho. O projeto, de autoria do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), foi encaminhado à Câmara Municipal e aguarda votação.

A meta do PIC é fortalecer o desenvolvimento sociocultural e socioeconômico de pessoas com deficiência intelectual (18 e 40 anos) por meio do trabalho em diversas áreas, funções, espaços e atividades da cidade. Todos os selecionados receberão treinamento específico e pagamento de um salário mínimo por mês.



“É importante porque ele já participa das atividades do TAMTAM, faz passeios e frequenta grupos de convivência. Tudo isso faz ele ficar mais ativo”, diz Guaraciaba Domingues, mãe de Durval, que tem 36 anos, está namorando e pretende oficializar o noivado em breve.

Para Maria Eugênia Brito, mãe de Maria Luíza e Letícia, de 18 e 20 anos, a nova experiência será importante para a evolução das meninas. “Ajudará a ter responsabilidade e a melhorar contato com outras pessoas”, celebra.

CLUBE DO LEGO – Entre as atividades do Festival Geek para inclusão de pessoas com deficiência intelectual haverá o Clube do Lego, espaço de vivência e exposição de peças montado em frente à Estação do Valongo, das 11h às 18h, com profissionais especializados e terapeutas ocupacionais.

“Lidar com peças Lego desenvolve a interação social, a cognição, as noções de estratégia e de planejamento”, explica Marina Rollo Camargo, psicóloga do Clube do Lego.



O 3º Santos Criativa Festival Geek, maior evento gratuito de cultura pop no País, vai ocupar o Centro Histórico de Santos com diversas atividades. A programação tem shows musicais, feiras, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame, concursos de cosplay e apresentações de grupos de K-Pop, além de workshops e painéis.

Entre os destaques dessa edição está a presença do ator mexicano Carlos Villagran, o ‘Kiko’ do seriado ‘Chaves’. Também está confirmada a participação do narrador Rômulo Mendonça, que irá narrar uma partida do game NBA. Outra atração é o dublador Guilherme Briggs, que faz a voz em português do ator Henry Cavill, intérprete do Superman no filme ‘Homem de Aço’, e do personagem Buzz Lightyear, da animação ‘Toy Story’, além de Ricardo Juarez (Johnny Bravo), Luisa Palomanes (Hermione Granger), Wirley Contaifer (Homem Aranha), Cecília Lemes (Chiquinha), Carlos Seidl (Seu Madruga), Nelson Machado (Kiko), Gustavo Berriel (Nhonho e Seo Barriga).

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: