Instituto oferece curso online gratuito de Acessibilidade Cultural

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Instituto oferece curso online gratuito de Acessibilidade Cultural

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Oi Futuro recebe inscrições até este domingo, 10, para 25 vagas. Formação é voltada a profissionais e estudantes, maiores de 18 anos, com e sem deficiência, das áreas de cultura e educação. Aulas começam neste mês, têm 30 dias de duração e quem concluir tudo ganha certificado. Ação é direcionada ao período de isolamento por causa da pandemia do coronavírus.

Luiz Alexandre Souza Ventura

04 de maio de 2020 | 13h45


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Em uma parede com uma grande prateleira branca, vários objetos de diversos tipos estão expostos. Mais à frente, duas mulheres utilizam equipamentos de multimídia. Uma moça de pele branca, cabelos escuros, óculos e vestido verde manuseia um monitor com várias imagens. No primeiro plano da foto, uma jovem negra, de cabelos longos, segura com a mão direita um equipamento encostado no ouvido direito. Ela está com os olhos fechados e tem uma expressão serena. Crédito: Divulgação.


A oferta de recursos de acessibilidade em eventos culturais é fundamental para a inclusão de fato das pessoas com deficiência. Mesmo assim, ainda é pontual a preocupação com a participação efetiva desse público, por iniciativa de produtotes, diretores e organizadores de shows, peças de teatro, exposições e manifestações de todo tipo.

Em tempos de pandemia do coronavírus e isolamento social para evitar a covid-19, vários artistas estão investindo em lives, mas nem todos incluíram, por exemplo, intérpretes de Libras, excluíndo a possibilidade de integrantes da comunidade surda, que têm a Língua Brasileira de Sinais como principal idioma, acompanharem as apresentações na íntegra.

Outro ponto que dificulta a acessibilidade completa no cenário cultural é a falta de especialistas em grande número para atender essa demanda. Apesar de muitas empresas oferecerem esse serviço, ainda há muito mais eventos do que profissionais nessa área.

Uma boa oportunidade para esse mercado surgiu nesta segunda-feira, 4, com a abertura do curso online e gratuito de ‘Formação Básica em Acessibilidade Cultural’, desenvolvido pelo Programa Educativo ‘Oi Futuro’ do Instituto de Inovação e Criatividade da Oi.

Voltado para profissionais e estudantes, maiores de 18 anos, com e sem deficiência, das áreas da cultura e educação de todo o País, o curso tem 25 vagas e recebe inscrições até este domingo, 10 de maio (clique aqui para se inscrever).

As aulas na modalidade EaD (Ensino à Distância) começam no dia 15 de maio, têm carga de 20 horas e duração de 30 dias. Quem concluir tudo recebe certificado.

O curso é feito na plataforma Google Classroom, com recursos completos de acessibilidade. E todo o conteúdo oferecido também é acessível.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: