PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Livro com protagonista autista debate empatia e inclusão

'Uma surpresa para Felipe', da autora belga An Swerts, incentiva crianças a compreenderem as diferenças. Picture book tem ilustrações do holandês Aron Dijkstra e já passou por Holanda, Bélgica, Itália e China. Publicação faz parte da série internacional 'Bandaid' e chega ao Brasil pela editora Salamandra.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


 


PUBLICIDADE

A amizade de um menino autista, Felipe, com sua vizinha, Ana, conduz a leitura de 'Uma Surpresa para Felipe', picture book que trata de empatia e inclusão para incentivar crianças a compreenderem as diferenças.

Sucesso na Holanda e na Bélgica, com passagens por Itália e China, o livro da escritora belga An Swerts, com ilustrações do holandês Aron Dijkstra, chega ao Brasil pela editora Salamandra, com tradução de Camila Werner.

A história apresenta Felipe com características comuns de pessoas autistas, como a necessidade de uma rotina planejada, desconforto em ambientes barulhentos ou com muita gente, preferência por determinadas comidas e dificuldade em lidar com surpresas ou mudanças. Ana, por sua vez, é uma menina vibrante, agitada, com muita energia, que aprende com o amigo a entender essa diversidade.

É nesse contraponto que a autora constrói um mundo seguro para todos, com doçura e gentileza. E com a sabedoria representada no personagem 'Vovô Léo', avô do protagonista.

Publicidade

Ficha técnica

'Uma surpresa para Felipe' Autora: An Swerts Edição: 1 ª Edição Formato: Impresso Tradução: Camila Werner Ilustração: Aron Dijkstra Faixa etária: A partir de 7 anos Trabalho interdisciplinar:  Português Indicação: 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1) Área: Ficção Assunto: amizade, autismo, compreensão, diferença, mediação Tema transversal: Vida familiar e social Dimensões do produto: 22,5 x 23,5 Número de páginas: 40 ISBN: 9788516123536 Preço sugerido: R$ 49,00Clique aqui para comprar


Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.