PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Livro conta histórias de crianças com microcefalia causada pelo vírus zika

Publicação organizada pela antropóloga Soraya Fleischer e a jornalista Flávia Lima é resultado de quatro anos de pesquisa com famílias de Recife. Ebook coletivo tem 13 autores e foi financiado pelo CNPq. Faça download gratuito no #blogVencerLimites. "É o testemunho de uma epidemia e de suas consequências. E o compromisso para que as histórias dessas pessoas não sejam esquecidas", diz o grupo.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Na tela de um smartphone, a capa do livro 'Micro: contribuições da antropologia', que tem foto em preto e branco da mão de um recém-nascido segurando a ponta do dedo da mãe. Crédito: Divulgação.  Foto: Estadão


PUBLICIDADE

"Agora que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus, lembremo-nos daquelas pessoas que ainda sofrem as consequências de uma outra epidemia", dizem os autores do livro 'Micro: contribuições da antropologia', que conta histórias de crianças com a síndrome congênita do vírus zika.

A obra coletiva, com participação de 13 pessoas, é organizada por Soraya Fleischer, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), e Flávia Lima, jornalista e especialista em Saude Coletiva pela Fiocruz Brasilia, resultado de uma pesquisa que começou em 2016 com mães e crianças de Recife (Pernambuco). "Acreditamos que seja o testemunho de uma epidemia e de suas consequências", comenta o grupo.

Soraya Fleischer coordenou o estudo e acompanhou as famílias em visitas periódicas durante quatro anos, com alunos de graduação e mestrado em Antropologia da UnB. O livro tem 11 capítulos - Mulheres, Homens, Crianças, Doutores, Medicamentos, Escolas, Transportes, Dinheiros, Benefícios, Mídias e Ciências -, definidos a partir das histórias mais frequentes contadas pelas mães das crianças. Os textos são curtos, com linguagem "menos acadêmica", para ser lido e usado pelas mães e famílias.

"Mesmo com esse nomão oficial, 'microcefalia' continuou sendo a palavra mais usada para resumir o quadro dessas crianças. E, logo, o termo micro se tornou um apelido mais rápido e fácil de falar. E micro virou substantivo e adjetivo, a depender do contexto, 'a criança tem micro' ou 'essa é uma mãe de micro', por exemplo. Micro foi sendo usado para tudo, para descrever um bebê, um diagnóstico, uma família, uma casa, uma médica, um ambulatório específico, uma clínica de reabilitação, um processo de judicialização de medicamento, uma van da prefeitura etc. Usar o termo micro serve também para colocar a ênfase na experiência da criança e não unicamente na explicação do fenômeno epidemiológico", destaca um trecho da introdução, escrita pela professora.

Publicidade

Para Soraya Fleischer e Flávia Lima, o livro é um compromisso para que as histórias dessas pessoas não sejam esquecidas. "Acreditamos que seja um testemunho de uma epidemia e de suas consequências".

O eBook tem 189 páginas, é gratuito e foi financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Clique aqui para fazer o download gratuito do eBook 'Micro: contribuições da antropologia'

____________________________________________

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

Publicidade

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:Facebook.com/VencerLimitesTwitter.com/VencerLimitesBR ____________________________________________

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.