Livro de escritor autista expõe mais de 100 casos de abusos contra pessoas com deficiência

Livro de escritor autista expõe mais de 100 casos de abusos contra pessoas com deficiência

'Bullying: Capacitismo e Discriminação', lançado pela editora ABarros, é organizado por Cícero Antônio da Silva Neto. Publicação denuncia violência e preconceitos.

Luiz Alexandre Souza Ventura

22 de junho de 2022 | 13h53

Foto do livro 'Bullying, Capacisitimo e Discriminação', que tem capa branca com a foto de um jovem de cabelos compridos e a mão à frente do rosto. Na palma da mão há um sinal cruzado vermelho.

Obra debate o preconceito contra a população com deficiência. Foto: Divulgação.


Mais de 100 casos de preconceito, abuso e violência contra pessoas com deficiência estão expostos no livro ‘Bullying: Capacitismo e Discriminação’ (Junho/2022, ABarros Editora), organizado pelo escritor Cícero Antônio da Silva Neto, ou apenas Neto Silva, que é autista e mora em Garanhuns, no agreste de Pernambuco.

A proposta é dar voz às pessoas com deficiência e suas famílias em relatos sobre o direito de ir e vir, acesso à educação, saúde e outros temas. “É um convite à reflexão e um alerta para que todos repensem seu posicionamento em relação às pessoas com deficiência e, por esse caminho, colaborem para a construção de uma sociedade onde imperem o respeito, a empatia e a verdadeira inclusão”, diz a sinopse da obra.

Neto Silva, de 25 anos, lançou no ano passado seu segundo livro, no qual conta a própria história, aborda temas como preconceito e discriminação, e também abre espaço para depoimentos de pessoas autistas e seus familiares. ‘Família Autista’, publicado pela editora Brilliant Mind, pode ser adquirido diretamente pelo Whatsapp (+55 87 99929-1517) ou no Instagram @NetoSilva1504.

O autor cursou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino médio na rede pública. Com dificuldades para ler e escrever, ele conseguiu colocar as palavras no papel por meio de um aplicativo que transfere áudio para texto. Nesse processo, foi apoiado pelo neurocientista Alas Alvarenga, que também é autista.

Em seu primeiro livro, ‘Autista: Anjo Azul’, Cícero Antônio da Silva Neto teve ajuda da professora Socorro Feitosa, do EJA. A publicação foi impressa por uma gráfica local e lançada oficialmente em 21 de junho de 2019, com evento no Parque Euclides Dourado, na área da Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil, em Garanhuns.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.