Livro infantil forma imagem positiva da hiperatividade

Livro infantil forma imagem positiva da hiperatividade

'João Agitadão', da psicóloga Lia de Paula Moraes, aborda as principais características das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Obra tem ilustrações de Ney Megale.

Luiz Alexandre Souza Ventura

28 Novembro 2016 | 12h13

'João Agitadão' aborda as principais características das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Imagem: Divulgação

‘João Agitadão’ aborda as principais características das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Imagem: Divulgação


João gosta de correr, não fica quieto e consegue se distrair com qualquer coisa, mas enfrenta problemas com professores e com os amigos durante as brincadeiras, características habituais de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

A história desse menino e sua relação com o TDAH formam o tema do livro ‘João Agitadão’, da escritora e psicóloga Lia de Paula Moraes, lançado pela editora Caravansarai.

“A ideia principal é que a criança hiperativa, ao conhecer o personagem, se identifique com ele. E isso contribua para formar uma autoimagem positiva”, diz a autora.

Lia compôs o livro a partir de suas experiências pessoais – seu filho mais velho, hoje publicitário, tem o transtorno – e na carreira, quando atendia crianças com hiperatividade num posto de saúde da rede pública.

A psicóloga lia textos próprios para as crianças e depois pedia a elas que fizessem um desenho sobre a história, para incentivar a autoavaliação. O valor terapêutico do texto deu origem ao livro.

“A ilustração do publicitário Ney Megale tornou atraente também para as crianças sem sinal de hiperatividade, que vão entender e aceitar mais os colegas desatentos e agitados”, afirma a autora.

FICHA TÉCNICA
Título: João Agitadão
Autor: Lia de Paula Moraes
Ilustrações: Ney Megale
Tamanho: 27,50cm x 20.50cm
Páginas: 26
ISBN 978-85-89862-32-5
Preço: R$28,00
Editora: Caravansarai
Venda: Livraria Cultura e Saraiva

Acompanhe o blog Vencer Limites nas redes sociais