Dono da Havan usa cadeirante para reclamar de piso tátil para cegos

Dono da Havan usa cadeirante para reclamar de piso tátil para cegos

Luciano Hang publicou vídeo no Instagram acompanhado de Jelres Freitas, presidente da comissão dos direitos das pessoas com deficiência da OAB de Sumaré. Empresário anuncia a inauguração de uma loja do grupo na cidade e critica o que chama de "excesso e falta de bom senso" nas regras para acessibilidade. Publicação é uma estratégia para justificar as críticas do empresário aos recursos acessíveis exigidos em Chapecó.

Luiz Alexandre Souza Ventura

21 de dezembro de 2019 | 11h52


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Luciano Hang, dono das lojas Havan, está em pé ao lado do advogado Jelres Freitas, que está sentado em uma cadeira de rodas. Crédito: Reprodução.


O empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, continua sua empreitada contra as regras de acessibilidade exigidas no Brasil. Com a repercussão do vídeo em tom muito agressivo e repleto de desconhecimento que publicou na quinta-feira, 19, Hang usou a figura do presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Sumaré (SP), o advogado Jelres Freitas, que é cadeirante, para criticar a necessidade do piso tátil para cegos.

“Excesso e falta de bom senso de quem faz as leis nos gabinetes”, diz Hang. “Isso é uma jabuticaba”, completa Jelres Freitas.



Nesta quinta-feira, 19, Luciano Hang chamou de “burocracia que para nada serve” as regras para inclusão de recursos de acessibilidade em estabelecimentos comerciais de todo o País. Em transmissão ao vivo no Facebook para anunciar a inauguração da loja de Chapecó (SC), Hang afirma que “a prefeitura de Chapecó conseguiu ultrapassar o ridículo”, mostrando diversos documentos municipais sobre o tema.

Em outro trecho, quando mostra a área externa do estabelecimento, o empresário se queixa das placas que identificam vagas reservadas nos estacionamentos. “Aqui no Brasil, os populistas arranjaram vagas para deficientes e para idosos”, diz Hang. A publicação já ultrapassou 476 mil visualizações, acumula mais de 27 mil reações e foi compartilhada ao menos 7,2 mil vezes.

“Todo mundo tá de saco cheio. Chega à beira da loucura o que o poder público faz com o cidadão. Não só comigo. Eles ficam desenhando lá na prefeitura, lá em Brasília, e você tem que fazer esses absurdos”, reclama Luciano Hang.


Burocracia em Chapecó (SC)

Publicado por Luciano Hang em Quinta-feira, 19 de dezembro de 2019


Em entrevista ao #blogVencerLimites, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (DEM), disse ter ficado surpreso com a agressividade de Luciano Hang e destacou que as exigências destacadas pelo empresário estão previstas em legislações federais, como a Lei da Acessibilidade (n° 10.098/2000), a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015) e as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Sabemos que tem um discurso político nessa manifestação”, comentou Buligon. “Já tentamos flexibilizar algumas regras para os pequenos empreendedores, que são mais de 11 mil na cidade, mas o Ministério Público não permite”, diz o prefeito.

Na manhã desta sexta-feira, 20, no evento de inauguração da loja, a de número 140 da rede e a terceira no município de Chapecó, Luciano Hang e Luciano Buligon posaram juntos para fotos, discursaram, trocaram sorrisos, elogios e abraços. O prefeito aproveitou para se manifestar sobre as críticas de Hang.


Inauguração Chapecó (SC). Loja 140.

Publicado por Luciano Hang em Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019


RESPOSTAS – O #blogVencerLimites entrou em contato com as lojas Havan e pediu um posicionamento oficial da empresa sobre o episódio, além de questionar o grupo sobre seus projetos de inclusão, se contrata pessoas com deficiência, conforme determinado pela Lei de Cotas (n° 8.213/1991), quantas pessoas com deficiência trabalham na empresas e em quais funções.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, “após consulta ao setor jurídico, a Havan não fará manifestação a respeito”.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Tendências: