PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Mamografia acessível

Mulheres que usam cadeira de rodas e cuidadoras vão fazer o exame de prevenção do câncer de mama em São Paulo. Ação foi desenvolvida pelas secretarias da Pessoa com Deficiência e da Saúde, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, para garantir acompanhamento pelo SUS. Vans do Atende vão transportar as cidadãs cadastradas.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Entre os dias 21 e 28 de outubro, mulheres que usam cadeira de rodas e cuidadoras serão submetidas ao exame gratuito de mamografia em São Paulo. Imagem: Divulgação/SMPEDSP Foto: Estadão


Está assegurada no artigo 18 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015) a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso universal e igualitário.

PUBLICIDADE

No mês de prevenção do câncer de mama e da campanha #OutubroRosa, uma ação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo trata especificamente de dois pontos fundamentais: inclusão e cidadania.

Entre os dias 21 e 28 de outubro, mulheres que usam cadeira de rodas e cuidadoras serão submetidas ao exame gratuito de mamografia em São Paulo, no Hospital Municipal do Campo Limpo.

Esta é a terceira edição da campanha, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Imagem: Divulgação/SMPEDSP Foto: Estadão


Com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD/SP), dezenas de mulheres foram cadastradas. Nos dias e horários marcados, elas serão transportadas em vans do serviço Atende.

"Na prática, o que está garantido na LBI não acontece, pela ausência de mamógrafos adaptados para atender mulheres cadeirantes e também pela falta de profissionais capacitados para se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais)", afirma Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Publicidade

Esta é a terceira edição da campanha, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e foi criada para garantir a realização dos exames e o também acompanhamento das pacientes pelo SUS.

SERVIÇO

Mamografias em mulheres com deficiência e cuidadoras Data: 21 e 28 de outubro Horário: 8h às 16h30 Local: Hospital Municipal do Campo Limpo Endereço: Estrada de Itapecerica da Serra, 1661 - Campo Limpo



SAIBA MAIS - O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e, no Brasil, responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens, mas é raro, atingindo 1% do total de casos da doença. Costuma surgir após os 35 anos e tem maior incidência depois dos 50.

De acordo com estatísticas, o número de casos está crescendo em todo o mundo. No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil foram registra dos 57.960 novos casos de câncer de mama em 2016, sendo que 14.206 mulheres e 181 homens morreram por causa da doença.

Publicidade

Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase 'VencerLimitesWhatsApp'  Foto: Estadão


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook - Twitter - Instagram - LinkedIn - Google+ - YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.