Mostra no Memorial da Inclusão promove a experiência multissensorial

Mostra no Memorial da Inclusão promove a experiência multissensorial

Exposição 'Sentir prá Ver' tem 14 obras da Pinacoteca de São Paulo reproduzidas em relevo, maquetes táteis, extratos sonoros, jogos associativos e audiodescrição. Participantes serão vendados e estimulados a usar outros sentidos.

Luiz Alexandre Souza Ventura

07 de abril de 2015 | 10h58

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Obras tem relevo, maquetes táteis, extratos sonoros, jogos associativos e audiodescrição. Foto: Divulgação

Obras têm relevo, maquetes táteis, extratos sonoros, jogos associativos e audiodescrição. Entre os trabalhos está a tela ‘Saudades de Nápoles’ (1895), de Berthe Worms. Foto: Divulgação.

Uma seleção de obras brasileiras do final do século 19 a meados do século 20, com os principais temas das artes plásticas – natureza morta, retrato, cenas, marinha, paisagem rural, urbana, e abstração -, será exposta entre os dias 8 e 26 de abril no Memorial da Inclusão, em São Paulo.

A mostra ‘Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo’ apresenta 14 reproduções fotográficas de obras dos artistas Pedro Alexandrino, Carlos Scliar, Almeida Junior, Gino Bruno, Berthe Worms, Di Cavalcanti, Navarro da Costa, Francisco Rebolo, Dario Barbosa, Arnaldo Ferrari, Maurício Nogueira Lima e Leopoldo Raimo.

Cada imagem está reproduzida em relevo e maquetes táteis, extratos sonoros em fones de ouvidos – com músicas da época em que cada obra foi produzida -, jogos associativos – com poemas e caça-detalhes -, além de legenda com caracteres ampliados, também em braile, e audiodescrição.

A exposição é aberta para o público em geral, com e sem deficiência, para estimular e ampliar o conhecimento e a apreciação da arte por meio de todos os sentidos.

Na página do Memorial da Inclusão na internet há uma plataforma 3D, com acessos a textos e áudios em português, inglês e espanhol.

Serviço:
Exposição ‘Sentir prá Ver’.
Data: 8 de abril a 26 de junho.
Horário: segunda a sexta, das 10h às 17h.
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP.

Memorial da Inclusão fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Imagem: Reprodução/Google Maps (07/04/2015).

Memorial da Inclusão fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Imagem: Reprodução/Google Maps (07/04/2015).

Tudo o que sabemos sobre:

Memorial da Inclusão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: