Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

MP cobra de governo e sociedade a garantia dos direitos das pessoas com deficiência

Ação do Ministério Público Federal, do MP/RJ e do Ministério Público do Trabalho destaca a importância da Lei Brasileira de Inclusão. Campanha #InclusãoJá reúne depoimentos e exemplos reais de aplicação da LBI.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


 


PUBLICIDADE

Uma campanha do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) chama a atenção para a importância da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015). A ação chamada de #InclusãoJá cobra do poder público e da sociedade os direitos garantidos à população com deficiência pela LBI.

"Esses direitos precisam ser conhecidos por todos os brasileiros. A conscientização é um dos caminhos para que a inclusão se torne efetiva e seja uma realidade no País. Tantos brasileiros com e sem deficiência desconhecem que é garantido por lei o acesso, por exemplo, a livros em formato acessível, vagas de trabalho e outras formas de acessibilidade em locais públicos e privados, como em escolas e hotéis. É fundamental manter a Lei Brasileira de Inclusão sempre em pauta, não basta a sua existência formal, governo e sociedade devem buscar formas de torná-la efetiva, para as atuais e futuras gerações", dizem os procuradores do MPF na 2ª Região, Marcia Morgado e Paulo Fernando Corrêa, corresponsáveis pela campanha.

Exemplos reais em textos, vídeos e fotos destacam questões cotidianas e desafios para a efetiva cidadania das pessoas com deficiência. Os depoimentos são publicados até maio no Twitter.

Diversidade, reabilitação, dignidade, leitura, habilitação profissional, acessibilidade, moradia, vida independente, mobilidade, escola, comunicação, esporte, produção cultural, cultura, transporte público, aprendizagem e mercado de trabalho são os temas abordados.

Publicidade


https://youtube.com/playlist?list=PLbbVbiVtNJf1Y-RFXksHZylnQGH1ZdomF



REPORTAGEM COMPLETA EM LIBRAS (EM GRAVAÇÃO)

Vídeo produzido por Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais pela tradutora e intérprete Milena Silva.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.