No palco da inclusão

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

No palco da inclusão

Companhia de teatro 'Olhos de Dentro' atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de 'Cidade Cheia de Graça', sua peça mais famosa.

Luiz Alexandre Souza Ventura

11 de novembro de 2018 | 12h31

IMAGEM 01: Companhia de teatro 'Olhos de Dentro' atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de 'Cidade Cheia de Graça', sua peça mais famosa. Descrição #pracegover: Grupo de atores e atrizes com e sem deficiência está reunido sobre um tablado forrado em carpete de cor preta. Todos vestem roupas prestas, estão sorrindo e olhando para a câmera: Crédito: Divulgação.

IMAGEM 01: Companhia de teatro ‘Olhos de Dentro’ atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de ‘Cidade Cheia de Graça’, sua peça mais famosa. Descrição #pracegover: Grupo de atores e atrizes com e sem deficiência está reunido sobre um tablado forrado em carpete de cor preta. Todos vestem roupas prestas, estão sorrindo e olhando para a câmera: Crédito: Divulgação.


Encontrar apoio ao teatro no Brasil é uma tarefa contínua e que exige perseverança. Mesmo para atores consagrados, a oferta de patrocínio tem barreiras. No que diz respeito à inclusão, esses obstáculos são ainda maiores.

É nessa realidade que atua há 16 anos a ‘Cia Teatral Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão’, formando pessoas com deficiência no mundo das artes cênicas e montando espetáculos que lançam luz à inclusão, reunindo no palco atores com e sem deficiência.

“Nosso trabalho depende de ‘vaquinhas’ feitas pelos próprios participantes da companhia para montagem dos espetáculos, o que dificulta produção e divulgação. Nosso único apoio é do espaço físico, no Teatro Ruth Escobar, concedido para nossas aulas pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais da Cidade de São Paulo (APETESP)“, explica a psicopedagoga Nina Macin, diretora e coordenadora do grupo.

A companhia conseguiu levantar recursos para remontar sua peça mais famosa. ‘Cidade Cheia de Graça II’ terá sessões especiais em novembro e dezembro, sempre aos domingos, na Sala Miriam Muniz do Teatro Ruth Escobar, que fica Rua dos Ingleses, nº 209, na Bela Vista, em São Paulo.


A Cia Olhos de Dentro tem o prazer de convida-los para a volta desse sucesso! Cidade Cheia de Graça!!Leve e divertido, sem dúvida vocês vão amar 💝💝💝.Muito carinho e amor envolvidos.Ingressos Limitados!

Publicado por Cia. Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão em Segunda, 5 de novembro de 2018


Montada pela primeira vez em 2013, a peça tem linguagem despojada e divertida, e leva à cena criticas sociais e políticas. “Recebemos muitos pedidos para remontar o espetáculo. Aproveitando o atual cenário politico e social, percebemos que era a hora”, diz a diretora.

“Apesar da participação de alguns atores da primeira montagem, o processo de construção começou do zero, porque a maioria é estreante. Além disso, temos alteração no espaço, figurinos e músicas. Na verdade, podemos chamar de uma releitura. Foi um processo muito trabalhoso”, comenta Nina Macin.

Desde sua criação, a Cia Olhos de Dentro já montou 16 espetáculos, assistidos por mais de 40 mil pessoas em teatros, instituições, ongs, empresas e universidades. Tem 640 alunos formados. Muitos atuam em espetáculos profissionais, no cinema e em outros trabalhos relacionados à arte.

SERVIÇO:
Espetáculo: Cidade Cheia de Graça II
Montagem: Cia Teatral Olhos de Dentro
Datas:
– 25 de novembro
– 2, 9 e 16 de dezembro
Horário: 11hs
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Miriam Muniz
Endereço: Rua dos Ingleses, nº 209, Bela Vista, São Paulo/SP
Informações: (11) 3289-2358
http://ciateatralolhosdedentro.com.br/

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase 'VencerLimites' pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: