No palco da inclusão

No palco da inclusão

Companhia de teatro 'Olhos de Dentro' atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de 'Cidade Cheia de Graça', sua peça mais famosa.

Luiz Alexandre Souza Ventura

11 Novembro 2018 | 12h31

IMAGEM 01: Companhia de teatro 'Olhos de Dentro' atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de 'Cidade Cheia de Graça', sua peça mais famosa. Descrição #pracegover: Grupo de atores e atrizes com e sem deficiência está reunido sobre um tablado forrado em carpete de cor preta. Todos vestem roupas prestas, estão sorrindo e olhando para a câmera: Crédito: Divulgação.

IMAGEM 01: Companhia de teatro ‘Olhos de Dentro’ atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de ‘Cidade Cheia de Graça’, sua peça mais famosa. Descrição #pracegover: Grupo de atores e atrizes com e sem deficiência está reunido sobre um tablado forrado em carpete de cor preta. Todos vestem roupas prestas, estão sorrindo e olhando para a câmera: Crédito: Divulgação.


Encontrar apoio ao teatro no Brasil é uma tarefa contínua e que exige perseverança. Mesmo para atores consagrados, a oferta de patrocínio tem barreiras. No que diz respeito à inclusão, esses obstáculos são ainda maiores.

É nessa realidade que atua há 16 anos a ‘Cia Teatral Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão’, formando pessoas com deficiência no mundo das artes cênicas e montando espetáculos que lançam luz à inclusão, reunindo no palco atores com e sem deficiência.

“Nosso trabalho depende de ‘vaquinhas’ feitas pelos próprios participantes da companhia para montagem dos espetáculos, o que dificulta produção e divulgação. Nosso único apoio é do espaço físico, no Teatro Ruth Escobar, concedido para nossas aulas pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais da Cidade de São Paulo (APETESP)“, explica a psicopedagoga Nina Macin, diretora e coordenadora do grupo.

A companhia conseguiu levantar recursos para remontar sua peça mais famosa. ‘Cidade Cheia de Graça II’ terá sessões especiais em novembro e dezembro, sempre aos domingos, na Sala Miriam Muniz do Teatro Ruth Escobar, que fica Rua dos Ingleses, nº 209, na Bela Vista, em São Paulo.


A Cia Olhos de Dentro tem o prazer de convida-los para a volta desse sucesso! Cidade Cheia de Graça!!Leve e divertido, sem dúvida vocês vão amar 💝💝💝.Muito carinho e amor envolvidos.Ingressos Limitados!

Publicado por Cia. Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão em Segunda, 5 de novembro de 2018


Montada pela primeira vez em 2013, a peça tem linguagem despojada e divertida, e leva à cena criticas sociais e políticas. “Recebemos muitos pedidos para remontar o espetáculo. Aproveitando o atual cenário politico e social, percebemos que era a hora”, diz a diretora.

“Apesar da participação de alguns atores da primeira montagem, o processo de construção começou do zero, porque a maioria é estreante. Além disso, temos alteração no espaço, figurinos e músicas. Na verdade, podemos chamar de uma releitura. Foi um processo muito trabalhoso”, comenta Nina Macin.

Desde sua criação, a Cia Olhos de Dentro já montou 16 espetáculos, assistidos por mais de 40 mil pessoas em teatros, instituições, ongs, empresas e universidades. Tem 640 alunos formados. Muitos atuam em espetáculos profissionais, no cinema e em outros trabalhos relacionados à arte.

SERVIÇO:
Espetáculo: Cidade Cheia de Graça II
Montagem: Cia Teatral Olhos de Dentro
Datas:
– 25 de novembro
– 2, 9 e 16 de dezembro
Horário: 11hs
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Miriam Muniz
Endereço: Rua dos Ingleses, nº 209, Bela Vista, São Paulo/SP
Informações: (11) 3289-2358
http://ciateatralolhosdedentro.com.br/

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase 'VencerLimites' pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube