Luiz Alexandre Souza Ventura
11 de novembro de 2018 | 12h31
IMAGEM 01: Companhia de teatro ‘Olhos de Dentro’ atua há 16 anos na formação artística de pessoas com deficiência e na produção de espetáculos inclusivos. Grupo apresenta remontagem de ‘Cidade Cheia de Graça’, sua peça mais famosa. Descrição #pracegover: Grupo de atores e atrizes com e sem deficiência está reunido sobre um tablado forrado em carpete de cor preta. Todos vestem roupas prestas, estão sorrindo e olhando para a câmera: Crédito: Divulgação.
Encontrar apoio ao teatro no Brasil é uma tarefa contínua e que exige perseverança. Mesmo para atores consagrados, a oferta de patrocínio tem barreiras. No que diz respeito à inclusão, esses obstáculos são ainda maiores.
O teatro acessível de Antônio Fagundes
É nessa realidade que atua há 16 anos a ‘Cia Teatral Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão’, formando pessoas com deficiência no mundo das artes cênicas e montando espetáculos que lançam luz à inclusão, reunindo no palco atores com e sem deficiência.
“Nosso trabalho depende de ‘vaquinhas’ feitas pelos próprios participantes da companhia para montagem dos espetáculos, o que dificulta produção e divulgação. Nosso único apoio é do espaço físico, no Teatro Ruth Escobar, concedido para nossas aulas pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais da Cidade de São Paulo (APETESP)“, explica a psicopedagoga Nina Macin, diretora e coordenadora do grupo.
A companhia conseguiu levantar recursos para remontar sua peça mais famosa. ‘Cidade Cheia de Graça II’ terá sessões especiais em novembro e dezembro, sempre aos domingos, na Sala Miriam Muniz do Teatro Ruth Escobar, que fica Rua dos Ingleses, nº 209, na Bela Vista, em São Paulo.
A Cia Olhos de Dentro tem o prazer de convida-los para a volta desse sucesso! Cidade Cheia de Graça!!Leve e divertido, sem dúvida vocês vão amar 💝💝💝.Muito carinho e amor envolvidos.Ingressos Limitados!
Publicado por Cia. Olhos de Dentro – Um Exercício de Inclusão em Segunda, 5 de novembro de 2018
Montada pela primeira vez em 2013, a peça tem linguagem despojada e divertida, e leva à cena criticas sociais e políticas. “Recebemos muitos pedidos para remontar o espetáculo. Aproveitando o atual cenário politico e social, percebemos que era a hora”, diz a diretora.
“Apesar da participação de alguns atores da primeira montagem, o processo de construção começou do zero, porque a maioria é estreante. Além disso, temos alteração no espaço, figurinos e músicas. Na verdade, podemos chamar de uma releitura. Foi um processo muito trabalhoso”, comenta Nina Macin.
Desde sua criação, a Cia Olhos de Dentro já montou 16 espetáculos, assistidos por mais de 40 mil pessoas em teatros, instituições, ongs, empresas e universidades. Tem 640 alunos formados. Muitos atuam em espetáculos profissionais, no cinema e em outros trabalhos relacionados à arte.
SERVIÇO:
Espetáculo: Cidade Cheia de Graça II
Montagem: Cia Teatral Olhos de Dentro
Datas:
– 25 de novembro
– 2, 9 e 16 de dezembro
Horário: 11hs
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Miriam Muniz
Endereço: Rua dos Ingleses, nº 209, Bela Vista, São Paulo/SP
Informações: (11) 3289-2358
http://ciateatralolhosdedentro.com.br/
Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.
Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com
Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais
Facebook – Twitter – Instagram – LinkedIn – Google+ – YouTube
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.