Oficina de acessibilidade em espaços culturais recebe inscrições

Oficina de acessibilidade em espaços culturais recebe inscrições

Iniciativa do British Council, encontros com profissionais da instituição Shape Arts serão realizados em julho e agosto no Rio de Janeiro. Ação para melhorar atendimento a pessoas com deficiência é voltada a gestores e funcionários, artistas e profissionais interessados no tema.

Luiz Alexandre Souza Ventura

17 de julho de 2015 | 11h26

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Espetáculo de dança 'Red Shoes. Foto: Sean Goldthorpe/Cortesia Shape Arts

Espetáculo de dança ‘Red Shoes’. Foto: Sean Goldthorpe/Cortesia Shape Arts

O exemplo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, em 2012, é um dos temas dos encontros que serão realizados em julho e agosto no Rio de Janeiro, por meio de uma iniciativa do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda-feira, dia 20 de julho, no site www.transform.org.br. Os candidatos precisam ser profissionais de instituições culturais ou ter atuado no setor por pelos menos dois anos. Informações pelo e-mail centro.info@britishcouncil.org.br.

“O Reino Unido desenvolveu diversas práticas de fomento à produção dos artistas com deficiência integradas à programação cultural olímpica. No Brasil, incorporamos esta visão ao programa Transform desde 2013, criando oportunidades de capacitação, apresentações e criação artística em parceria com várias organizações, para as quais acessibilidade é prioridade. No Rio, acreditamos que este é um importante legado olímpico para ser compartilhado”, diz a diretora adjunta de artes do British Council, Lucimara Letelier.

O trabalho será conduzido por Barbara Lisicki, que atuou como gerente de Acessibilidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, e Zoe Partington-Solinger, gerente de arquitetura do projeto Inside Out, que reúne artistas e arquitetos com deficiência para explorar novas formas de concepção de espaços acessíveis. Ambas são profissionais da Shape Arts, instituição inglesa de incentivo a artistas com deficiência.

O projeto foi criado a partir de visitas realizadas entre 2013 e 2014, em espaços culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro, e faz parte de uma série de atividades do Unlimited, o maior programa de incentivo a trabalhos produzidos por artistas com deficiência do mundo, apresentado pela primeira vez como parte das Olimpíadas Culturais de 2012, evento paralelo à competição oficial.

Encontros já foram realizados em São Paulo. Foto: Divulgação

Encontros já foram realizados em São Paulo. Foto: Divulgação

Programação

Módulo: Legado Olímpico e Paralímpico (política pública e institucional)
Boas práticas no Brasil e no Reino Unido
Data: 31 de julho de 2015, sexta-feira
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Rio2016
Endereço: Rua Ulysses Guimarães, 2.016 – Cidade Nova – Rio de Janeiro, RJ

Módulo: Programação e Comunicação
Peculiaridades sobre como programar, produzir e divulgar trabalhos de artistas com deficiência
Data: 3 de agosto de 2015, segunda-feira
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Rio2016
Endereço: Rua Ulysses Guimarães, 2.016 – Cidade Nova – Rio de Janeiro, RJ

Mais conteúdo sobre:

AcessibilidadeCultura