PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Para começar a aprender Libras

'Surdo para Surdo' mostra como iniciar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais. Ferramenta online gratuita ensina usuário a se apresentar e a executar movimentos básicos. Plataforma oferece cursos particulares completos pela internet para crianças e adultos.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


A Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial do Brasil. Sim, é uma língua (conjunto organizado de elementos, sons e gestos, que possibilitam a comunicação) e não uma linguagem (capacidade humana para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações como pintura, música e dança).

PUBLICIDADE

O mundo das pessoas surdas e a comunicação em Libras ainda são desconhecidos para maioria da população. O tema ganhou maior destaque neste começo de ano após o discurso da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na cerimônia de posse presidencial no dia 1º de janeiro.

Ainda assim, a comunidade surda, dentro da redoma de invisibilidade que cerca o universo das pessoas com deficiência, é uma das mais segregadas, inclusive no que diz respeito a direitos e benefícios, além de conviver com divergências internas sobre comunicação, tecnologia e acessibilidade.


Publicidade

 Foto:


Para quem não sabe nada sobre isso, mas tem interesse em compreender melhor essa realidade ou precisa se aprofundar mais por questões pessoais ou profissionais, a plataforma 'Surdo para Surdo' criou uma ferramenta para mostrar a todas as pessoas como iniciar uma comunicação na Língua Brasileira de Sinais.

O sistema online é gratuito e mostra como fazer os sinais das palavras 'oi', 'olá', 'sim', 'não', 'obrigado' e 'tchau', além de mostrar como apresentar o próprio nome, com limitação de 11 letras.

A plataforma oferece aulas particulares, com apoio para aprendizado bilíngue em Libras e língua portuguesa, com uso de tecnologias de gamificação (técnicas de design de jogos), chatbots (software que simula um ser humano), inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada.

O sistema também é voltado à alfabetização de crianças surdas em Libras e na escrita.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Publicidade

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.