PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Estudantes criam jogo para crianças com Síndrome de Down

'PlayDown' auxilia na memorização, raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio, por meio de sons, formas, cores, números, animais e letras. Versão para smartphones com Android já está disponível. Game pode ser usado na educação de todas as crianças, com ou sem deficiência intelectual.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Versão para Android está disponível no Google Play (clique aqui)  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

----------

Alunos de uma Etec (Escola Técnica Estadual) de Franco da Rocha, na Grande SP, apostaram na educação inclusiva para fazer o trabalho de conclusão de curso e criaram um aplicativo que reúne jogos voltados ao desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down. Batizado de 'PlayDown', o game garantiu aos estudantes o prêmio de melhor projeto de inclusão na edição 2015 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). E já está inscrito na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Recém-formados no curso técnico de Informática da Etec Doutor Emílio Hernandez Aguilar, Lucas Castro, Gabriel Ortega e Gustavo Santos - coordenados pela professora Débora Vicente - pesquisaram durante um ano o mercado de games, conversaram com especialistas da área médica, em hospitais e instituições, para equilibrar brincadeira e aprendizado.

Publicidade

Personagem guia o jogador em todas as fases (clique aqui)  Foto: Estadão

O trabalho considerou detalhes específicos que são fundamentais para o pleno desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down, como paciência, coordenação motora e memória. "O PlayDown auxilia na memorização, raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio, por meio de sons, formas, cores, números, animais e letras", diz a professora Débora.

A versão para smartphomes com Android já está disponível. O aplicativo reúne dez games com desafios de diferentes níveis. O jogador pode procurar aminais escondidas pelo cenário, aprender números, letras e formas geométricas. Em todas as fases, uma personagem que revela qual a missão. Embora tenha sido elaborado para crianças com Síndrome de Down, pode ser usado na educação de todas as crianças, com ou sem deficiência intelectual.

----------

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.