Luiz Alexandre Souza Ventura
29 de julho de 2021 | 16h32
No Brasil, conforme dados do IBGE, 2,7 milhões de pessoas, ou 5% da população, são surdas. Crédito: Divulgação.
A procura pelo ICOM, serviço de tradução simultânea de Libras desenvolvido pela AME, cresceu 300% no segundo trimestre de 2021, segundo dados da instituição. E essa procura continua subindo. Na comparação com todo o ano passado, há elevação de 15%, diz a entidade.
“Ao entender a importância de atender o surdo, seja funcionário de uma empresa, consumidor ou cidadão, organizações brasileiras dão um passo importante na promoção da inclusão”, afirma José Araújo Neto, fundador e presidente da AME, organização que atua pela inclusão.
“Esse aumento aponta para uma importante consciência das corporações e dos órgãos públicos”, comenta Araújo Neto.
Entre as empresas que já usam o serviço estão Americanas, SBF, Mondelez, Scania, além das prefeituras de Indaiatuba e de Piracicaba. “O ICOM oferece uma experiência de comunicação ágil e eficiente, melhora as relações e pode gerar mais negócios”, diz Cid Torquato, diretor executivo do ICOM.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), deficiência auditiva é a redução na capacidade de ouvir sons, em um ou ambos os ouvidos, de maneira leve a severa, e a pessoa usa língua oral ou aparelhos para ouvir. A pessoa surda, define a OMS, não tem capacidade de ouvir em ambos ouvidos e usa a língua de sinais.
No Brasil, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 10 milhões de pessoas, ou 5% da população, são surdas. Desse total, 2,7 milhões não escutam absolutamente nenhum som.
Entre as empresas que já usam o serviço estão Americanas, SBF, Mondelez, Scania, além das prefeituras de Indaiatuba e de Piracicaba. Crédito: Divulgação.
Para receber as reportagens do
#blogVencerLimites no Telegram,
acesse t.me/blogVencerLimites.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.