Mais lidas em 2018 e expectativas para 2019

Mais lidas em 2018 e expectativas para 2019

Acompanhe a lista de reportagens do #blogVencerLimites com maior repercussão neste ano. Todas as matérias estão acessíveis em áudio e Libras.

Luiz Alexandre Souza Ventura

31 Dezembro 2018 | 17h30

IMAGEM: Acompanhe a lista de reportagens do #blogVencerLimites com maior repercussão neste ano. Todas as matérias estão acessíveis em áudio e Libras. Descrição #pracegover: Mosaico com imagens das reportagens listadas abaixo. Crédito: blog Vencer Limites.


O ano de 2019 chega com muitas expectativas para os mais de 45 milhões de cidadãos brasileiros com deficiência, seus familiares e amigos. A mudança de gestão no País, que estará sob o comando de Jair Bolsonaro até 2022, e a participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais), fortalecem o sentimento de que o Brasil pode avançar muito na inclusão é na promoção da acessibilidade.

Durante o ano de 2018, muitas ações de associações e grupos que defendem os direitos das pessoas com deficiência foram fundamentais para marcar necessidades urgentes.

No último dia 22 de dezembro, o #blogVencerLimites publicou o Manifesto em Prol do Direito à Vida Inclusiva da Pessoa com Deficiência que a Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência entregou à futura ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves. A estrutura do ministério engloba a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mas pouco se falou sobre essa questão desde a escolha de Damares para a pasta.

Acompanhe a lista com nossas reportagens mais lidas neste ano. Todas estão acessíveis em Libras, com a solução da Hand Talk, e também em áudio, com a ferramenta Audima.


IMAGEM 01: No dia 19 de outubro, o então deputado federal Jair Bolsonaro (PSL/RJ), atual presidente da República eleito, assinou documento elaborado pelo Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência com demandas dos cidadãos com deficiência para promoção de direitos, fortalecimento de parcerias, Previdência, saúde, educação, trabalho, assistência social, cultura, esporte e lazer. Descrição #pracegover: Jair Bolsonaro está ao centro, rodeado por integrantes do comitê de pessoas com deficiência. Crédito: CRPD (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 02: Durante todo o ano de 2018, a associação Unidos Pela Cura da AME travou uma batalha para que o medicamento Spinraza, único no mundo com eficácia comprovada no tratamento da doença, seja incorporador ao SUS. Apesar do enorme esforço, essa situação ainda não se concretizou e, para agravar ainda mais esse cenário, mesmo com ordem da Justiça, o Ministério da Saúde não entrega o remédio aos pacientes. Representantes de pacientes afirmam que decisão é uma “sentença de morte”. Descrição #pracegover: Foto de uma caixa do remédio Spinraza, da Biogen. Crédito: Reprodução (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 03: Em texto exclusivo para o blogVencerLimites, o empresário Jaques Haber, dono da iSocial, consultoria especializada na inclusão de trabalhadores com deficiência, conta o que viu, ouviu, sentiu e teve de fazer durante uma viagem com sua esposa e sócia Andrea Schwarz, que usa uma cadeira de rodas desde 1998, e os dois filhos do casal. Passando por destinos como Estados Unidos, Canadá, Japão, Itália, Croácia e Grécia, na inevitável comparação com a realidade brasileira, ele comenta os perrengues enfrentados pela família, os momentos de surpresa com a ajuda de estranhos e a falta de empatia em muitas situações. Descrição #pracegover: Foto mostra quatro pessoas – um homem, uma mulher em cadeira de rodas e dois meninos – olhando para a câmera e sorrindo. Todos estão à frente de uma mureta baixa. Ao fundo, o mar da cidade de Veneza, na Itália. Crédito: Arquivo pessoal / Jaques Haber (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 04: Em entrevista ao #blogVencerLimites, o fundador da AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose) destacou as vitórias de pacientes que convivem com a doença. “A inclusão do natalizumabe no rol dos planos de saúde é o grande destaque. É a primeira vez que a EM entra nessa lista”, afirma Gustavo San Martin. Descrição #pracegover: Montagem com vários punhos fechados e levantados, indicando uma vitória. No lado direito, uma imagem da bandeira do Brasil. Crédito da Foto: Reprodução / AME (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 05: Relatório da Human Rights Watch sobre a situação de pessoas com deficiência em casas de acolhimento no Brasil mostra que milhares de crianças e adultos estão confinados, sem necessidade, enfrentando negligência e abuso. Organização internacional que defende os direitos humanos afirma que muitas instituições parecem centros de detenção, com grades em portas e janelas, acumulando pessoas em condições desumanas, com dezenas de indivíduos amontoados em alas cheias de camas, dispostas uma ao lado da outra. “Muitas pessoas estão aprisionadas nas camas”, descreve a pesquisa. Descrição #pracegover: Em um salão, crianças e jovens com deficiência estão em camas de metal, enfileiradas uma ao lado da outra. Todos estão deitados e usam fraudas. Algumas vestem camisetas e bermudas, outras estão com camisolas. Ao redor, outras pessoas sentadas em cadeiras. Ao fundo, com pouca iluminação, mais crianças em berços amontoados. Crédito da foto: Divulgação / Human Rights Watch (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 06: A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP) vai integrar o Comitê da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Senadora eleita neste ano, ela fará parte do comitê entre 2019 e 2023, e participará de duas reuniões semestrais em Genebra (Suíça), cada uma com 20 dias de duração. A ONU banca a passagem e a estadia durante o encontro. Não há custo para o integrante nem para o País. Descrição #pracegover: Mara Gabrilli está no salão verde da Câmara dos Deputados, em Brasília. Usa vestido preto e sorri. Ao seu lado direito está a escultura de um anjo, com a mão no peito, que parece olhar para ela. Crédito: Divulgação (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 07: Direito ao trabalho é tema de campanha da Catho. A empresa fortalece seu projeto para pessoas com deficiência com ação que destaca importância do emprego para a autonomia. Uma iniciativa que busca a conscientização sobre o espaço aberto aos profissionais com deficiência nas corporações. Descrição #pracegover: Cartaz da campanha com fundo laranja e imagens na cor branca. Do lado esquerdo, desenho de uma pessoa na cadeira de rodas em frente ao computador. No lado direito, a frase ‘vaga de trabalho também é meu direito’ e o endereço ‘minhavagapordireito.com.br‘. Crédito: Divulgação (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 08: Ninguém resolve o problema da falta de remédios no SUS. Flagra do #blogVencerLimites em unidade paulista, que não tinha nenhuma caixa de medicamentos para doenças respiratórias crônicas, comprova problema grave na distribuição. Rede pública não consegue manter entrega regular de remédios de uso contínuo e coloca a vida de milhares de cidadãos em risco. Secretaria de Saúde de SP afirma ter planejamento para garantir abastecimento, mas destaca que precisa lidar com atrasos de fornecedores, escassez de matéria-prima e problemas logísticos. Descrição #pracegover: Imagem com caixas vazias dos remédios Alenia e Spiriva sobre uma mesa de madeira. Crédito: Reprodução (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 09: O nascimento prematuro é uma das principais causas de deficiências, segundo a Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (Prematuridade.com). As funções visuais são as mais atingidas, por causa da imaturidade do sistema nervoso central. “Cada dia dentro do útero da mãe é importante para o desenvolvimento do bebê”, alerta Denise Suguitani, fundadora e diretora executiva da ONG. Descrição #pracegover: Mulher segura bebê no Método Canguru. Crédito: Reprodução (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


IMAGEM 10: Em denúncia publicada com exclusividade pelo blogVencerLimites, a enfermeira Andrea Batista da Silva afirma ter sido boicotada por colegas e superiores, avaliada sem receber apoio especializado para conhecer rotinas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo e demitida após levar situação a público. O caso gerou reação de diversas instituições de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Nossa reportagem, a mais lida em toda a história do blog, levou o Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) a abrir uma investigação. Descrição #pracegover: Foto dupla. No lado esquerdo, Andrea aparece sorrindo junto com quatro colegas em uma ala infantil hospitalar. No lado direito, imagem área do Hospital do Servidor Público de SP e a lista de aprovado em concurso, com o nome da enfermeira na quarta colocação. Crédito da foto: Arquivo pessoal / Andrea Batista da Silva (clique na imagem para ler a reportagem completa) ⬆.


Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube