Samsung Áudio Acordes

Samsung Áudio Acordes

Sistema lançado nesta quarta-feira, 22, foi desenvolvido para ensinar pessoas com deficiência visual a tocar violão sem a necessidade de partituras em braile.

Luiz Alexandre Souza Ventura

22 Agosto 2018 | 13h53

IMAGEM 01: Sistema lançado nesta quarta-feira, 22, foi desenvolvido para ensinar pessoas com deficiência visual a tocar violão sem a necessidade de partituras em braile. Descrição #pracegover: Homem que está tocando violão usa fones de ouvido conectados a um notebook. Crédito: Divulgação

IMAGEM 01: Sistema lançado nesta quarta-feira, 22, foi desenvolvido para ensinar pessoas com deficiência visual a tocar violão sem a necessidade de partituras em braile. Descrição #pracegover: Homem que está tocando violão usa fones de ouvido conectados a um notebook. Crédito: Divulgação


Faça o que você não pode, ou ‘Do What You Can’t’, é o posicionamento global da Samsung, corporação sulcoreana que fabrica, entre muitos produtos, smartphones, tablets e aparelhos de TV. No Brasil, a empresa promove o Samsung Social, um conjunto de ações que utiliza a tecnologia como “acelerador do potencial humano”.

Uma das iniciativas da companhia foi lançada hoje. É o Samsung Áudio Acordes, aplicativo gratuito que ensina pessoas com deficiência visual a tocar violão de forma prática e intuitiva, sem necessidade de partituras em braile.

Trata-se do primeiro sistema de voz que dita os acordes das músicas no momento exato em que eles devem ser tocados, permitindo ao usuário manter as duas mãos no violão, enquanto o aplicativo indica qual nota reproduzir.


IMAGEM 02: Acesse o website do aplicativo no enredeço https://samsung.com.br/audioacordes/. Descrição #pracegover: Cópia da página mostra uma mulher tocando violão. Site tem recursos de acessibiliade, inclusive a audiodescrição. Crédito: Reprodução

IMAGEM 02: Acesse o website do aplicativo no endereço https://samsung.com.br/audioacordes/. Descrição #pracegover: Cópia da página mostra uma mulher tocando violão. Site tem recursos de acessibilidade, inclusive a audiodescrição. Crédito: Reprodução


O software é acessível para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual e oferece aos iniciantes um dicionário em áudio. Está disponível na Google Play Store, para smartphones e tablets da Samsung com Android a partir da versão 4.4, e por meio do website https://samsung.com.br/audioacordes/ para todos os notebooks, computadores, tablets e smartphones.

A plataforma salva as músicas favoritas do usuário, que podem ser compartilhadas. Estão previstas aulas em áudio para aprender a tocar o violão desde o nível básico.

Outras iniciativas do Samsung Social são a ‘Alfabetização Cidad – Da Digital ao Digital’, além de oficinas e palestras.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase 'VencerLimites' pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn Google+ YouTube