PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Samsung Áudio Acordes

Sistema lançado nesta quarta-feira, 22, foi desenvolvido para ensinar pessoas com deficiência visual a tocar violão sem a necessidade de partituras em braile.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

 Foto:


Faça o que você não pode, ou 'Do What You Can't', é o posicionamento global da Samsung, corporação sulcoreana que fabrica, entre muitos produtos, smartphones, tablets e aparelhos de TV. No Brasil, a empresa promove o Samsung Social, um conjunto de ações que utiliza a tecnologia como "acelerador do potencial humano".

PUBLICIDADE

Uma das iniciativas da companhia foi lançada hoje. É o Samsung Áudio Acordes, aplicativo gratuito que ensina pessoas com deficiência visual a tocar violão de forma prática e intuitiva, sem necessidade de partituras em braile.

Trata-se do primeiro sistema de voz que dita os acordes das músicas no momento exato em que eles devem ser tocados, permitindo ao usuário manter as duas mãos no violão, enquanto o aplicativo indica qual nota reproduzir.


Publicidade

IMAGEM 02: Acesse o website do aplicativo no endereço https://samsung.com.br/audioacordes/. Descrição #pracegover: Cópia da página mostra uma mulher tocando violão. Site tem recursos de acessibilidade, inclusive a audiodescrição. Crédito: Reprodução  Foto: Estadão


O software é acessível para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual e oferece aos iniciantes um dicionário em áudio. Está disponível na Google Play Store, para smartphones e tablets da Samsung com Android a partir da versão 4.4, e por meio do website https://samsung.com.br/audioacordes/ para todos os notebooks, computadores, tablets e smartphones.

A plataforma salva as músicas favoritas do usuário, que podem ser compartilhadas. Estão previstas aulas em áudio para aprender a tocar o violão desde o nível básico.

Outras iniciativas do Samsung Social são a 'Alfabetização Cidad - Da Digital ao Digital', além de oficinas e palestras.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Publicidade

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.